Matérias
Cultura e Entretenimento

Ponta Negra se torna Patrimônio Histórico e Cultural do Amazonas

Com a medida, o local passa a ser protegido e perpetuado, não podendo ser extinto ou destruído

Escrito por
Letícia Misna
January 24, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Conforme a Lei nº 6.715, sancionada em 4 de janeiro deste ano, o Complexo Turístico da Ponta Negra agora é Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas. Com a medida, o local passa a ser protegido e perpetuado, não podendo ser extinto ou destruído.

“O Complexo Turístico da Ponta Negra é uma das áreas mais icônicas e visitadas de Manaus. Reflete a identidade da cidade e não pode ficar sujeita a qualquer tipo de intervenção sem prévio estudo técnico. Quaisquer alterações em sua estrutura e estética precisam ser amplamente discutidas, debatidas com os órgãos competentes e com a sociedade civil”, declarou o deputado estadual Roberto Cidade (UB), autor da proposta.

PATRIMÔNIO MATERIAL, HISTÓRICO E CULTURAL

Patrimônio material, histórico e cultural é definido como o conjunto de bens materiais, físicos, que possuem importância histórica para a formação cultural da sociedade, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Podem-se destacar como bens materiais obras de arte, como pinturas e monumentos, cidades, prédios e conjuntos arquitetônicos, igrejas, parques naturais, sítios arqueológicos, enfim, tudo aquilo que existe materialmente e possui algum valor histórico e cultural que o dignifica de ser preservado e lembrado.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas