Na tarde desta quinta-feira (10), vídeos que mostram um grupo de policiais federais prendendo um aluno na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) repercutiram na internet. De acordo com informações preliminares, o motivo do ato seria uma manifestação a favor da Palestina feitas pelo estudante.
Nas imagens, é possível ver o estudante que Christopher Rocha, mestrando no curso de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, estendendo no hall da universidade uma bandeira do Estado da Palestina.
De acordo com testemunhas, a Polícia Federal apareceu na instituição após receber uma denúncia sobre um evento que ocorreu na Ufam durante a manhã, chamado de 1º Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) publicou uma nota de repúdio aos policiais, dizendo:
“A Diretoria da ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN vem publicamente repudiar a atitude truculenta da Polícia Federal na prisão do estudante do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE-Ufam) e membro do Conselho Universitário (Consuni), Christopher Souza da Rocha, que, juntamente com outros e outras estudantes, exercia o direito constitucional de livre manifestação política por ocasião da realização do “I Simpósio Ajuricaba de Liberdade na Amazônia”, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no campus da Ufam em Manaus. Ao mesmo tempo solicitamos ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que interceda junto à Polícia Federal pela imediata liberação do estudante”.
A Polícia Federal do Amazonas não explicou até o momento porque atendeu à denúncia, informando apenas que deu voz de prisão a Christopher por desacato.