Nesta segunda-feira (15/9), uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal (PF), a Força Nacional, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi deflagrada nos municípios de Humaitá e Manicoré, no Sul do Amazonas. A ação tem como principal alvo dragas e balsas utilizadas para garimpo ilegal instaladas no rio Madeira.
Segundo a PF, até as 12h05 desta segunda-feira, já foram destruídas 71 dragas no estado do Amazonas. Os dados referentes ao estado de Rondônia ainda estão em consolidação.

A ação integra os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal desde 2023 no combate à mineração ilegal na região. Neste ano, a novidade é a atuação coordenada entre diferentes forças de segurança pública, coordenadas pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), e o Poder Judiciário.
Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanham a operação, adotando providências quanto às condições precárias de trabalho a que são submetidos os trabalhadores encontrados nas balsas.
Mais informações serão divulgadas pela Polícia Federal ao final da operação, denominada ‘Boiúna’, prevista para a tarde de hoje.
*Reportagem em atualização.