No dia 26 de outubro, será aplicada a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), voltada a professores e estudantes de licenciatura da educação básica. A iniciativa é promovida pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de valorizar a carreira docente e fortalecer a formação de professores em todo o país.
Os Cartões de Confirmação de Inscrição já estão disponíveis no Sistema PND, acessível com login e senha da plataforma Gov.br. O documento contém informações essenciais, como local de prova, número de inscrição e instruções aos participantes.
Mais de 1,08 milhão de candidatos se inscreveram para participar do exame, que será realizado em 750 municípios, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.
No dia do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início às 13h30 e término às 19h. A PND será composta por 80 questões, entre elas:
- 30 de formação geral;
- 50 de formação específica conforme a área de licenciatura;
- 1 questão discursiva.
O conteúdo segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica. Serão avaliadas 17 áreas do conhecimento, incluindo:
- Pedagogia;
- Letras;
- Matemática;
- Ciências biológicas;
- História.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, a adesão expressiva reflete o interesse dos profissionais e futuros docentes em ingressar e se consolidar na carreira pública.
“Professores que se preparam para o exercício da docência e que não encontraram oportunidades vão ter agora uma chance de acesso à carreira. Temos professores temporários e recém-formados que poderão participar de concursos públicos e ocupar cargos efetivos”, afirmou.
Os resultados individuais da PND terão validade de três anos e poderão ser usados em concursos e seleções públicas para docentes. Até o momento, 22 estados e 1,5 mil municípios já aderiram ao uso da nota como critério de admissão.

Sobre o programa
O Programa Nacional Docente (PND) tem como objetivo valorizar o magistério, fortalecer a formação docente e ampliar o número de professores efetivos nas redes públicas de ensino em todo o país. A iniciativa integra o Programa Mais Professores, do Governo Federal.
O exame é voltado a estudantes que estão concluindo cursos de licenciatura em 2025, devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelas instituições de ensino superior onde estudam.
