Segurança

PM apreende meia tonelada de cocaína em área de mata em Maués

Operação integrada causou prejuízo estimado de R$ 40 milhões ao crime organizado

Escrito por Redação
29 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu cerca de meia tonelada de cocaína, além de armas, munições e veículos utilizados pelo crime organizado, durante uma operação realizada na zona rural do município de Maués, a 276 quilômetros de Manaus. A ação ocorreu na terça-feira (27) e foi conduzida pela Companhia de Operações Especiais (COE), com apoio de forças estaduais e federais.

Os detalhes da ocorrência foram apresentados na manhã desta quarta-feira (28), em coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral da PMAM, no bairro Petrópolis, zona sul da capital.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Alysson Lima, o material ilícito estava escondido em uma área de mata próxima a uma pista de pouso clandestina, utilizada para o recebimento de drogas por meio de aeronaves. No local, também foi identificado um acampamento improvisado às margens de um rio.

“O Gefron (Grupo Especial de Fronteira) do Mato Grosso já estava monitorando essa aeronave, eles tiveram conhecimento que essa aeronave já tinha entrado no espaço aéreo brasileiro, fizeram contato com a Polícia Militar do Amazonas, juntamente com a FICCO e informaram que ela tinha pousado no município de Maués. Com isso, a COE, juntamente com a FICCO fizeram contato com a Força Aérea e conseguiram uma aeronave para levá-los até Maués”, explicou o coronel.

O comandante da COE, major Ricardo Lemos, destacou a atuação da unidade no enfrentamento ao narcotráfico, especialmente em áreas de difícil acesso e próximas a rotas internacionais do tráfico de drogas. Segundo ele, apesar de não haver prisões, a operação resultou na retirada de um grande volume de entorpecentes de circulação.

“Ao longo desses anos, a COE vem se destacando no combate aos narcotraficantes. Infelizmente não foi possível encontrá-lo (os suspeitos), pois eles com o barulho da aeronave conseguiram fugir através do rio. Mas ficamos com os entorpecentes e os materiais apreendidos, com os aviões e as duas pistolas”, afirmou.

Além da droga, avaliada em aproximadamente R$ 40 milhões, as equipes apreenderam uma aeronave que seria utilizada no transporte do entorpecente, dois quadriciclos, duas armas de fogo, 183 munições calibre 9 milímetros e 35 munições calibre .380. Todo o material foi encaminhado para a Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação.

Integração entre forças de segurança

O chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel Bruno Azevedo, ressaltou que a apreensão é resultado do fortalecimento das ações policiais no interior do estado, especialmente em áreas estratégicas para o escoamento de drogas. A operação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM), Polícia Federal, Polícia Militar do Mato Grosso, Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) e Força Aérea Brasileira (FAB).

“Essa apreensão vem com a determinação do comandante-geral coronel Marcos Klinger que, desde o ano passado, determinou a intensificação das operações no interior, a intensificação do combate ao crime organizado e a intensificação do combate ao tráfico de drogas. Ano passado, a Polícia Militar apreendeu mais de 28 toneladas de entorpecentes, comparando com ano de 2024, onde apreendeu aproximadamente 22,5, tivemos um aumento de mais de 25% nesse índice”, disse o coronel Azevedo.

Denúncias

A Polícia Militar do Amazonas orienta que informações sobre atividades criminosas sejam repassadas imediatamente pelo número 190. A corporação informa que a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Matérias relacionadas