O primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, será perfurado pela Petrobras e deve levar cerca de cinco meses para ser concluído. A informação foi divulgada pela estatal na última terça-feira (28/10). O pedido feito ao Ibama inclui ainda três poços contingentes vinculados ao chamado poço pioneiro, que será o primeiro a ser perfurado.
Segundo a presidente da empresa, Magda Chambriard, a licença ambiental concedida refere-se apenas ao poço pioneiro. Ela explicou que a empresa solicitou a perfuração de um poço pioneiro e mais três poços contingentes, mas, no momento, não estão sendo discutidos os poços contingentes, com o objetivo de democratizar o acesso ao petróleo.
Chambriard ressaltou que o Brasil é um país continental, com potencial petrolífero do Norte ao Sul, e destacou que Pelotas integra esse esforço. Segundo ela, é fundamental democratizar o acesso à energia em todo o território nacional.
“Quando pedimos a licença lá atrás, solicitamos a perfuração de um poço pioneiro e mais três poços contingentes. Não estamos discutindo ainda os poços contingentes. O pedido de licença engloba os três poços contingentes. Vamos ter que aguardar. Por isso, é preciso esperar o resultado do primeiro. À medida que formos perfurando, começaremos a ter noção do que será necessário”, destacou.
A FPSO Almirante Tamandaré, localizada no Campo de Búzios, na camada pré-sal da Bacia de Santos, teve a capacidade de produção ampliada por meio de tecnologia. A plataforma passou de 225 mil para 270 mil barris por dia, sem novos investimentos.
O aumento ocorre em um momento de queda no preço do petróleo, e a Petrobras tem enfrentado esse cenário com tecnologia e resiliência.
*Com informações do O Globo
