Matérias
Meio Ambiente

Pesquisador alerta para possível “apagão” na internet causado por tempestade solar em 2024

Uma tempestade solar intensa, prevista para 2024, pode causar interferências na comunicação global, levando a um possível "apagão" na internet, alerta pesquisador da Universidade George Mason

Escrito por
Thiago Freire
November 15, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Uma tempestade solar intensa prevista para 2024 pode resultar em interferências significativas na comunicação global, potencialmente levando a um "apagão" na internet, de acordo com o pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker, autor de um sistema de detecção de atividade solar.

Becker expressa preocupação de que a ejeção de massa coronal (CME) — grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura — proveniente do Sol atinja a Terra e distorça o campo magnético do planeta. Ele destaca que a internet se tornou mais crucial do que nunca, e um apagão poderia representar um sério problema.

Inicialmente, a previsão indicava que a elevação da atividade solar aconteceria em julho de 2025, mas Becker identificou que uma tempestade mais intensa pode ocorrer já no próximo ano. Como medida preventiva, o pesquisador está colaborando em um projeto com o Laboratório de Pesquisa Naval e a Universidade George Mason para desenvolver um mecanismo de alerta.

"Se tivermos um aviso, cada minuto conta porque você pode colocar os satélites em modo de segurança", afirma Becker. "Portanto, há coisas que você pode fazer para mitigar o problema".

Em caso de uma tempestade solar direcionada à Terra, os sistemas terrestres teriam entre 18 a 24 horas para detectar as partículas antes que elas interfiram no campo magnético. Além da internet, outros sistemas críticos, como a rede elétrica, cabos de fibra ótica, e o sistema de navegação GPS e satélites de comunicação, também podem ser impactados pelo fenômeno.

Embora as tempestades solares sejam eventos comuns, a intensidade desta tempestade específica levanta preocupações sobre sua potencial influência em sistemas globais de comunicação. Medidas de mitigação são essenciais para minimizar os impactos e garantir a continuidade das operações em escala global.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas