Matérias
Mundo

Peru decreta emergência sanitária em 20 regiões devido a surto de dengue

Medida permitirá reforço no combate à doença; país registrou mais de 31 mil casos e 32 óbitos neste ano

Escrito por
Redação
May 22, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Peru irá decretar emergência sanitária em 20 de suas 25 regiões por 90 dias devido a um surto de dengue, anunciou na segunda-feira (26) o presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.

Segundo o Ministério da Saúde peruano, foram reportados 31.364 casos e 32 óbitos entre janeiro e fevereiro, em comparação com 12.264 casos e 18 óbitos no mesmo período de 2023.

Leia Também

O estado de emergência sanitária permite às autoridades disponibilizar um orçamento maior para o combate à doença, entre outras medidas.

O ministro da Saúde peruano, César Vásquez, ressaltou em entrevista coletiva que a situação não é tão grave no Peru quanto em outros países da região. "Não somos o país com maior taxa de mortalidade. Países como Brasil, Argentina e Paraguai estão em uma situação mais complexa".

Segundo o governo local, as altas temperaturas ocasionadas pelo fenômeno climático El Niño fazem com que as larvas do mosquito causador da dengue se reproduzam em maior número.

O Peru teve em 2023 o pior registro de vítimas de dengue em quatro décadas, quando a doença matou 445 pessoas e infectou mais de 270 mil.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas