Segue nesta sexta-feira (12/9) a paralisação do transporte público em Manaus, iniciada na tarde de quinta-feira (11/9). Um vídeo exclusivo enviado ao Diário da Capital mostra dezenas de ônibus estacionados em meio a avenida Leonardo Malcher, no Centro da capital amazonense.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o motivo da paralisação é atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de agosto.
Em resposta, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) alegou que os salários não foram pagos porque dependem do repasse de recursos por parte do Governo do Estado, relativos ao custeio do passe livre estudantil. De acordo com o Sinetram, os valores haviam sido depositados judicialmente, mas foram devolvidos ao Estado e agora aguardam nova liberação.
Em nota, o Governo do Amazonas negou qualquer responsabilidade sobre o atraso salarial. De acordo com o Executivo estadual, é “incorreta” a alegação de que os direitos trabalhistas dos rodoviários estão pendentes por falta de repasses estaduais. Ainda segundo o governo, os valores referentes às meias-passagens foram devidamente depositados em agosto.
A Prefeitura de Manaus também se posicionou, afirmando que não há débitos da gestão municipal com as empresas operadoras do sistema. “Todos os pagamentos de responsabilidade da prefeitura estão quitados até setembro”, informou a administração municipal.
Até o fechamento desta edição, não há informações sobre prazo para finalização da greve.
Veja o vídeo: