Um estreante, equipes tradicionais e novas potências, assim resumem-se os dez clubes que protagonizarão o Campeonato Amazonense 2024.Dentro de suas realidades e em busca de seus objetivos, as equipes estão em reta final de preparação para mais uma temporada histórica do futebol baré.
Confira abaixo, um resumo de cada um dos participantes do Barezão desta temporada:
Amazonas FC
Atual campeão estadual, o Amazonas FC confia na continuidade do trabalho para buscar o bicampeonato inédito em sua história. Ao todo, a Onça-pintada da Zona Leste possui 34 jogadores em seu plantel, sendo 16remanescentes da temporada passada. Além disso, o aurinegro renovou com o técnico Luizinho Vieira, campeão da Série C do Campeonato Brasileiro pelo clube.
Manauara EC
Após o vice-campeonato em 2023, o Manauara EC se preparou para chegar mais uma vez à decisão do Barezão e, desta vez, vencê-la. Comandado por Dico Woolley, o elenco do Robô da Amazônia conta com 26 jogadores, entre velhos conhecidos e caras novas.
Manaus FC
Com um time reformulado, o Manaus FC busca esquecer a temporada ruim em 2023 e voltar à final do Barezão, onde se acostumou a estar nos últimos anos. Entre novidades e velhos conhecidos do futebol amazonense, o Gavião do Norte conta com 24 jogadores em seu plantel. Para esta temporada, o Esmeraldino também trouxe de volta o treinador Aderbal Lana, comandante do clube na primeira conquista da elite estadual.
Nacional FC
Dono do maior número de conquistas do Campeonato Amazonense, o Nacional FC tenta pôr fim a um jejum de títulos que já dura nove anos. Sob o comando do experiente treinador, Marcelo Vilar, o Leão da Vila Municipal montou um novo elenco, com 19 jogadores e apenas atletas da base como únicos remanescentes da temporada passada.
Operário EC
Um dos representantes do interior do estado, o Operário EC tem acumulado campanhas de permanência na elite do Barezão. Para 2024, o Sapão da Terra Preta passou por uma reorganização, principalmente na montagem do elenco, que conta com 21 jogadores, entre nomes experientes e jovens em busca de ascensão.
Princesa do Solimões
Sob nova gestão, o Princesa do Solimões vem de boas campanhas recentes no Campeonato Amazonense e buscará voltar à decisão da competição. Para este ano, o Tubarão do Norte conta com 26 jogadores no seu elenco, além de João Carlos Cavalo, que assume o posto de Aderbal Lana, comandante da equipe de Manacapuru por três temporadas.
Rio Negro
Em um período de instabilidade política envolvendo trocas repentinas de gestão, o Rio Negro chega ao Barezão com a missão de se reorganizar e voltar às finais da competição. Em 2024, o Galo da Praça da Saudade terá em seu comando técnico, Sidney Bento, que assume o cargo deixado pelo irmão, João Carlos Cavalo.
RPE Parintins
Rumo à segunda temporada na elite do futebol amazonense, o RPE Parintins terá novamente como casa, a cidade de Rio Preto da Eva e chega ao Barezão com uma equipe reformulada, com apenas três remanescentes da temporada passada. Com a missão de conquistar vagas nas competições nacionais da próxima temporada, a equipe do interior será comandada por Maurinho Fonseca.
São Raimundo EC
De volta à primeira divisão estadual, o São Raimundo quer, novamente, figurar entre os finalistas do Barezão. Com um elenco dividido entre jovens e atletas que conhecem a competição, o Tufão da Colina, mais uma vez, será treinado por Sérgio Duarte, vice-campeão Estadual com o clube, em 2021.
Unidos do Alvorada
Após conquistar o título da Série B estadual, o Unidos Alvorada é o único estreante no Barezão 2024. Às vésperas da competição, o clube tenta reorganizar seu elenco para brigar por objetivos maiores. Na atual temporada, a equipe azul e branca estará sob o comando do ex-atacante Rossini.