Operação Yacumama apreende cinco embarcações usadas em garimpo ilegal no Rio Negro

Ação integrada ocorreu em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus

Escrito por Redação
13 de fevereiro de 2026
Durante a ação, foram apreendidos um empurrador e uma draga que estava em pleno funcionamento no momento da fiscalização. Divulgação FP

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (12), a Operação Yacumama para reprimir a atividade de garimpo ilegal no Rio Negro, no município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus. A ação resultou na apreensão de cinco embarcações utilizadas na extração clandestina de ouro.

A operação contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas (DEFLU/PC-AM) e do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM).

Durante a ação, foram apreendidos um empurrador e uma draga que estava em pleno funcionamento no momento da fiscalização. Outras quatro dragas foram localizadas em um estaleiro clandestino, onde passariam por reformas para posterior retomada das atividades ilícitas.

De acordo com os órgãos envolvidos, o garimpo ilegal provoca impactos ambientais significativos, especialmente pela contaminação dos rios. A extração mineral sem autorização configura crime de usurpação de bens da União, além de infração ambiental.

A Polícia Federal não informou se houve prisões durante a operação. As investigações devem prosseguir para identificar os responsáveis pela exploração irregular na área.

Matérias relacionadas