Segurança

Operação Xeque-Mate: esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa é desarticulado no AM

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de Manaus e Guarujá, além do sequestro de bens avaliados em R$ 122 milhões

Escrito por Redação
6 de outubro de 2025
Fotos: Divulgação/PF

Um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o alto escalão do crime organizado no Amazonas foi desarticulado nesta segunda-feira (6/10) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM), durante a Operação Xeque-Mate. 

A ação é um desdobramento das operações Torre 1, 2, 3 e 4, e teve como foco principal o núcleo de comando da organização criminosa com atuação nacional e internacional.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, além do sequestro de bens avaliados em R$ 122 milhões. As diligências ocorreram nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP), com apoio de forças de segurança locais e internacionais.

Foto: Divulgação/PF 

Investigações 

As investigações revelaram um sofisticado esquema de movimentação financeira que utilizava fintechs, empresas de fachada e estruturas paralelas de pagamento. O objetivo era disfarçar os lucros ilícitos oriundos do tráfico de drogas, incluindo um carregamento de mais de duas toneladas apreendido em setembro de 2024, em Manaus. Parte dos recursos era convertida em criptoativos e enviada ao exterior, especialmente à Colômbia, como forma de pagamento a fornecedores.

Um dos líderes da organização, mesmo foragido e vivendo na Colômbia sob identidade falsa, continuava operando ativamente o esquema. As transações financeiras eram realizadas por meio de aplicativos, o que dificultava a fiscalização e permitia a mistura de recursos ilegais com atividades aparentemente lícitas.

A localização dos alvos contou com o apoio estratégico da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência do Amazonas (SEAI/AM), que forneceu informações cruciais para o sucesso da operação. Também houve colaboração com autoridades policiais colombianas.

Matérias relacionadas