Uma operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de 4,3 toneladas de drogas e dez armas de grosso calibre no rio Solimões, nas proximidades de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu na noite de terça-feira (10/02) e envolveu a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/PF-AM), Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/MT) e a Polícia Nacional do Peru.
Segundo a PM, equipes da Companhia de Operações Especiais (COE) monitoravam a região após levantamento de inteligência que indicava o transporte de entorpecentes e armamento pesado com destino à capital amazonense. Duas lanchas foram interceptadas. Ao se aproximarem das embarcações, os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto. Os suspeitos abandonaram as lanchas e fugiram.

Na apreensão, foram encontrados 3,9 toneladas de maconha tipo skunk e 426 quilos de cloridrato de cocaína, além de armamento de guerra, incluindo dois fuzis AK-47, dois fuzis M15, um fuzil T4, um Para-FAL, dois fuzis calibre .50 e duas metralhadoras M60. Também foram recolhidas mais de 3 mil munições de calibres 5,56, 7,62 e .50, 51 carregadores, duas lanchas, quatro motores, duas antenas Starlink e dois aparelhos celulares.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o armamento estava sendo utilizado para escoltar a carga de drogas. Já o secretário Executivo Adjunto de Operações da SSP-AM, coronel Gomes Ribeiro, informou que, nos primeiros 45 dias de 2026, as forças de segurança já apreenderam 8 toneladas de drogas, superando o volume registrado no mesmo período de 2025.
O material foi encaminhado à sede da Polícia Federal no Amazonas. As investigações seguem para identificar os envolvidos e a possível ligação com organizações criminosas que atuam na rota internacional do tráfico pelo rio Solimões.
