Matérias
Meio Ambiente

Onça-pintada morre durante operação de resgate em Novo Airão

Testemunhas registraram em vídeo a tentativa de reanimar o animal, que não teria resistido à sedação. O caso ocorreu na noite de terça-feira (11/3).

Escrito por
Clara Gentil
March 12, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução Video

Uma onça-pintada morreu durante uma operação de resgate, na noite de terça-feira (11/3), no município de Novo Airão, no Amazonas, distante cerca de 115 quilômetros de Manaus. Um vídeo feito por testemunhas mostra a tentativa de reanimar o animal, que não teria resistido a sedação. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a onça foi avistada na unidade do município, por volta de 4 horas da manhã, na casa de bombas de um caminhão Auto Bomba Tanque da corporação. 

Em nota o CBMAM informou que, para realizar o resgate, o animal precisou ser sedado. “O felino recebeu uma medicação ministrada por um veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA e por um professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”. Militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) também participaram da ação.

As imagens gravadas por testemunhas mostram que, minutos após adormecer, o animal foi retirado do veículo, colocado em uma jaula e encaminhado de volta para as dependências do CBMAM onde o animal passou por uma tentativa de reanimação, mas não resistiu.  

O Diário da Capital questionou o CBMAM se a causa da morte foi relacionada à aplicação da sedação, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto para manifestações.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas