Sob os aplausos de lideranças políticas de toda a região amazonense, o senador Omar Aziz (PSD-AM) oficializou nesta sexta-feira (25/04) o lançamento do movimento ‘Amazonas Forte de Novo’. Embora apresentado como um ato suprapartidário, o evento rapidamente ganhou contornos de um possível lançamento de pré-campanha rumo à 2026. Ao todo, mais de mil lideranças políticas participaram do evento.

Reunindo dois dos principais nomes da política amazonense — David Almeida (Avante) e Eduardo Braga (MDB-AM) — o encontro foi marcado por discursos inflamados, apoio de lideranças e sinalizações claras de um bloco político unificado. “Vamos voltar com uma capilaridade dentro do Congresso Nacional e dentro do governo muito grande”, afirmou Aziz.
O político ainda defendeu a necessidade de mais programas de habitação e o fortalecimento da segurança pública do Estado.
“Quando cheguei ao governo, fiz novos programas. É retomada de fazer mais casas no Estado todo. É a retomada de enfrentar a insegurança. Não levando flores pra bandido. É enfrentar bandido como deve se enfrentar. É dessa forma que nós vamos voltar”, prometeu.
Omar Aziz também aproveitou o momento para exaltar a atuação de Eduardo Braga na defesa da Zona Franca de Manaus durante as negociações da Reforma Tributária, classificando o esforço como “essencial” para proteger o modelo econômico da região.
Na mesma linha, Braga propôs o fim das divisões ideológicas em nome de um objetivo maior: o desenvolvimento do estado e a melhoria da vida do povo amazonense.
“Se o Amazonas não se unir, não vamos prosperar. Chegamos à conclusão que estava precisando um chamamento público para que o Amazonas, independentemente de partido, aqui tem gente de todos os partidos, porque o nosso partido de verdade é o Amazonas, é o povo do Amazonas”, declarou.

O prefeito de Manaus, David Almeida, garantiu que seguirá apoiando Omar Aziz. “Eu me uno a este movimento, juntamente com os senhores, para que nós possamos trabalhar e melhorar a vida de todas as pessoas do Estado do Amazonas”, frisou.
O evento foi prestigiado por parlamentares, prefeitos e vereadores da capital e do interior. Em entrevista ao Diário da Capital, o deputado federal Átila Lins (PSD-AM) classificou o momento como “histórico”. Ele ainda sinalizou apoio para o pleito que se aproxima. “O senador Omar tem meu apoio, vamos trabalhar para ele e vamos fazer com que ele possa conduzir o nosso estado a partir do ano que vem, porque ele já foi governador e foi um grande governador”, disse.
Já o deputado federal Adail Filho (Republicanos-AM) apontou a capacidade técnica e política de Omar como diferencial: “É um nome preparado, que traz experiência e que o Amazonas precisa”.
Vozes da nova geração política também marcaram presença. Eurico Tavares (PSD), vereador em primeiro mandato, exaltou o papel dos senadores na defesa da Zona Franca de Manaus e disse que Omar é “o melhor nome para governar o estado”. Professor Samuel, líder do PSD na Câmara, também destacou a adesão de lideranças diversas ao projeto: “É um movimento que mostra que estamos trabalhando pelo melhor para o Amazonas”.
Ao final do evento era esperado que houvesse coletiva de imprensa, mas devido ao tumulto no local o senador Omar Aziz não chegou a ser questionado sobre uma possível pré-candidatura ao Governo do Amazonas.