Manaus se destaca entre as capitais turísticas do Brasil na cultura, culinária, ecoturismo e outras atrações na cidade. Portanto, falar sobre o que fazer em Manaus é apresentar uma diversidade de atividades.
Durante o dia, a melhor pedida é ir a passeios que as empresas turísticas oferecem ou aproveitar o centro histórico da capital. Veros botos, admirar o encontro das águas, fazer um trajeto em um barco e ver de perto uma apresentação em aldeia indígena é imperdível.
Vale a pena tirar um dia para conhecer um flutuante da cidade, que pode ter acesso terrestre ou você pode precisar de uma embarcação para chegar ao local (o trajeto dura, no máximo, 15 minutos). No flutuante, além de um dia de lazer conhecendo os rios da região, você pode se deliciar com os peixes regionais servidos nos locais. Para quem tem um pouco mais de tempo, vale a pena um bate e volta para conhecer municípios próximos com atrativos turísticos como as cachoeiras de Presidente Figueiredo (aproximadamente 1h30 de carro) e Novo Airão.
Para aquele programa mais cultural, vale a pena conhecer o Teatro Amazonas, conhecer os edifícios históricos do centro e fazer comprinhas de souvenir no Mercado Municipal Adolfo Lisboa. Há também opções dentro da cidade em que você também pode estar em contato com a natureza, como o MUSA (Museu da Amazônia), Zoológico do CIGS, Centro Cultural dos Povos da Amazônia o Complexo da Ponta Negra.
Ah e não dá pra sair de Manaus sem provar algumas das mais deliciosas comidas típicas locais! O tambaqui na brasa e os caldos são os mais famosos, mas você também pode comer um sanduíche de tucumã ou tapioquinha regional em qualquer lanchonete da cidade.
À noite, comer num restaurante é a melhor sugestão. Manaus tem uma vida noturna diversificada, por isso jantar num lugar legal e terminar a noite num bar descolado são opções que caem bem.
Pesca esportiva - Entre as várias atrações turísticas do Estado, uma alternativa é a pesca esportiva, que tem atraído muitos turistas e movimentado a economia dos ribeirinhos nos últimos anos. As altas temporadas para a pesca esportiva são entre os meses de setembro e dezembro, e os pescadores saem em busca do tucunaré, o preferido pelos esportistas. Apontado por 57% dos empresários do turismo local como o segmento mais forte do momento no Amazonas, a pesca esportiva tem atraído turistas brasileiros e internacionais ao estado, em especial para o município de Barcelos.
Se o viajante deseja ter uma experiência de ecoturismo com imersão na floresta, pode considerar a possibilidade se desconectar completamente do mundo externo e ficar em um dos hotéis de selva da região. São várias opções de hotéis, apesar dos preços não serem tão acessíveis.
Fonte (Capa): Divulgação/Internet