Não se falou em outra coisa nesta semana em Manaus. Todas as atenções estavam na situação dramática do Manaus FC. A imprensa prontamente subiu a #OmilagredoScarpelli e aqui vou explicar para você, meu leitor de futebol amazonense.
O Manaus FC encara o Figueirense neste sábado (26) pela última rodada da 1ª fase da série C. Acontece que, este jogo vale a permanência de uma das duas equipes. O confronto será no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Diante da necessidade de vitória do Gavião, para se manter na série C, criou-se o movimento de #OMilagredoScarpelli.
O Manaus não necessitava passar por esta situação mas, tem sofrido e arcado com as consequências de ignorar os fatos. Quando você está cego com algo, não olha em volta as mensagens, os comentários. Você acredita fielmente no seu projeto. E eu não acho que seja errado você defender até o fim a sua convicção, desde que ela faça sentido.

O Manaus completou 10 anos em 2023, no mês de maio, e amargou sua pior temporada desde que conquistou o acesso em 2019. Se distanciou da torcida e acabou se fechando em contratações que não surtiram efeito no coletivo. É a velha máxima do “tirar leite de pedra”. No caso do elenco do Manaus, não tinha o que ser extraído, não deu liga. E por duas vezes tá?! Porque no estadual não foi bem e agora no Brasileiro, briga pra não cair.
Mas, eu não gosto de chover no molhado. Tá feita a situação do Manaus. Não tem para onde fugir, mas agora eu vou detalhar pra vocês alguns aspectos que projetaram esse cenário ruim ao Gavião. Falta de aviso não foi e não era (nem nunca foi) torcida contra, ok?
Manaus no estadual de 11 jogos, não ganhou e nem empatou nenhum com mais de 1 gol de diferença. De 11 jogos, venceu apenas 4 dos quais três foram adversários que praticamente eram novatos na série A ou foram rebaixados:
Operário 0x1 Manaus
Operário voltou a elite em 2022.
Manauara 0x1 Manaus
Manauara subiu para a elite em 2022.
Iranduba 0x1 Manaus
Rebaixado este ano.
Um time que já foi campeão cinco de seis finais seguidas desde 2017, desenhou um cenário péssimo né? Era o time a ser batido e foi, por todos. Mesmo vencendo, o Manaus não convencia. Foram 11 jogos, sendo que caiu no primeiro mata-mata do amazonense. De 2017 até aqui, em 2024 será a primeira vez que o esmeraldino não terá calendário de outros jogos. Ou seja, permanecer na série C vai ajudar no mínimo o Manaus a montar um elenco para um ano todo: estadual + brasileiro, no caso eu espero que ainda seja série C.
Quando começou o Brasileiro, as mudanças chegaram. O Manaus anunciou 14 reforços, e mandou embora 13. Remontou a equipe e nessa altura do campeonato, já tinha outro técnico: Higo Magalhães. Desses 14 reforços, dois não avançaram. Volante Charles foi para a Indonésia e lateral-esquerdo Dieyson lesionou.
Se no estadual com 11 jogos o Manaus marcou 9 gols e caiu no primeiro mata-mata. No Brasileiro, o Gavião marcou em 18 jogos apenas 13 gols. O artilheiro do time é um zagueiro com 3 gols. Nesta reta final de série C, o Manaus já está em seu quarto treinador, agora é Roger Silva.
Daí eu pergunto a vocês: Tem números favoráveis? O Manaus chegou nesta situação única e exclusivamente pela dificuldade da tabela?
Na série série C, com 18 jogos disputados o Manaus ganhou apenas 5, sendo 3 em casa e todos com resultados mínimos ou tomando gols.
1ª rodada: Manaus 2x1 Náutico
3ª rodada: Manaus 1x0 Altos
6ª rodada: Manaus 1x0 Volta Redonda
12ª rodada: América 1x2 Manaus
16ª rodada: Pouso 0x1 Manaus
Desses cinco jogos, apenas o Volta está classificado para o quadrangular final. Pouso e Altos foram rebaixados, América está na luta pra não cair também. E Náutico segue na briga por uma vaga na classificação.
Manaus não fez um bom ano, mas agora #OMilagredoScarpelli é a última esperança do torcedor do Gavião. Quatro anos após o acesso, briga para não voltar para a temida série D.
Eu acredito!
Eu acredito!
Figueirense x Manaus é sábado, as 15h no estádio Orlando Scarpelli. Só uma vitória interessa ao Gavião!
Oremos!
Que segunda eu volte aqui falando um texto mais alegre.
Beijos
Larissa Balieiro