Matérias
Esporte

O Milagre do Scarpelli

"Não se falou em outra coisa nesta semana em Manaus. Todas as atenções estavam na situação dramática do Manaus FC"

Escrito por
Larissa Balieiro
August 25, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Não se falou em outra coisa nesta semana em Manaus. Todas as atenções estavam na situação dramática do Manaus FC. A imprensa prontamente subiu a #OmilagredoScarpelli e aqui vou explicar para você, meu leitor de futebol amazonense.

O Manaus FC encara o Figueirense neste sábado (26) pela última rodada da 1ª fase da série C. Acontece que, este jogo vale a permanência de uma das duas equipes. O confronto será no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Diante da necessidade de vitória do Gavião, para se manter na série C, criou-se o movimento de #OMilagredoScarpelli.

O Manaus não necessitava passar por esta situação mas, tem sofrido e arcado com as consequências de ignorar os fatos. Quando você está cego com algo, não olha em volta as mensagens, os comentários. Você acredita fielmente no seu projeto. E eu não acho que seja errado você defender até o fim a sua convicção, desde que ela faça sentido.

 Foto: João Normando/Agência LB

O Manaus completou 10 anos em 2023, no mês de maio, e amargou sua pior temporada desde que conquistou o acesso em 2019. Se distanciou da torcida e acabou se fechando em contratações que não surtiram efeito no coletivo. É a velha máxima do “tirar leite de pedra”. No caso do elenco do Manaus, não tinha o que ser extraído, não deu liga. E por duas vezes tá?! Porque no estadual não foi bem e agora no Brasileiro, briga pra não cair.

Mas, eu não gosto de chover no molhado. Tá feita a situação do Manaus. Não tem para onde fugir, mas agora eu vou detalhar pra vocês alguns aspectos que projetaram esse cenário ruim ao Gavião. Falta de aviso não foi e não era (nem nunca foi) torcida contra, ok?

Manaus no estadual de 11 jogos, não ganhou e nem empatou nenhum com mais de 1 gol de diferença. De 11 jogos, venceu apenas 4 dos quais três foram adversários que praticamente eram novatos na série A ou foram rebaixados:

Operário 0x1 Manaus 

Operário voltou a elite em 2022.

Manauara 0x1 Manaus

Manauara subiu para a elite em 2022.

Iranduba 0x1 Manaus  

Rebaixado este ano.

Um time que já foi campeão cinco de seis finais seguidas desde 2017, desenhou um cenário péssimo né? Era o time a ser batido e foi, por todos. Mesmo vencendo, o Manaus não convencia. Foram 11 jogos, sendo que caiu no primeiro mata-mata do amazonense. De 2017 até aqui, em 2024 será a primeira vez que o esmeraldino não terá calendário de outros jogos. Ou seja, permanecer na série C vai ajudar no mínimo o Manaus a montar um elenco para um ano todo: estadual + brasileiro, no caso eu espero que ainda seja série C. 

Quando começou o Brasileiro, as mudanças chegaram. O Manaus anunciou 14 reforços, e mandou embora 13. Remontou a equipe e nessa altura do campeonato, já tinha outro técnico: Higo Magalhães. Desses 14 reforços, dois não avançaram. Volante Charles foi para a Indonésia e lateral-esquerdo Dieyson lesionou. 

Se no estadual com 11 jogos o Manaus marcou 9 gols e caiu no primeiro mata-mata. No Brasileiro, o Gavião marcou em 18 jogos apenas 13 gols. O artilheiro do time é um zagueiro com 3 gols. Nesta reta final de série C, o Manaus já está em seu quarto treinador, agora é Roger Silva.

Daí eu pergunto a vocês: Tem números favoráveis? O Manaus chegou nesta situação única e exclusivamente pela dificuldade da tabela? 

Na série série C, com 18 jogos disputados o Manaus ganhou apenas 5, sendo 3 em casa e todos com resultados mínimos ou tomando gols.

1ª rodada: Manaus 2x1 Náutico 

3ª rodada: Manaus 1x0 Altos 

6ª rodada: Manaus 1x0 Volta Redonda

12ª rodada: América 1x2 Manaus 

16ª rodada: Pouso 0x1 Manaus 

Desses cinco jogos, apenas o Volta está classificado para o quadrangular final. Pouso e Altos foram rebaixados, América está na luta pra não cair também. E Náutico segue na briga por uma vaga na classificação. 

Manaus não fez um bom ano, mas agora #OMilagredoScarpelli é a última esperança do torcedor do Gavião. Quatro anos após o acesso, briga para não voltar para a temida série D.

Eu acredito! 

Eu acredito!

Figueirense x Manaus é sábado, as 15h no estádio Orlando Scarpelli. Só uma vitória interessa ao Gavião!

Oremos! 

Que segunda eu volte aqui falando um texto mais alegre.

Beijos

Larissa Balieiro

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas