Matérias
Esporte

O caos que fizeram do São Raimundo EC

"Todas as vezes que alguém se recorda de um feito do futebol amazonense, dos mais antigos, o São Raimundo sem dúvida é citado"

Escrito por
Larissa Balieiro
November 20, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Todas as vezes que alguém se recorda de um feito do futebol amazonense, dos mais antigos, o São Raimundo sem dúvida é citado. Tricampeão do Norte, com camisa pesada, com um técnico conhecido nacionalmente dentro da sua história chamado Aderbal Lana. Eu, com 32 anos e 11 anos de cobertura no futebol local, assim que comecei a frequentar os estádios, tinha como referência às campanhas do São Raimundo, da Colina. Lembro que encontrei Aderbal Lana no estádio do Sesi a primeira vez e tudo o que aquele encontro me emitiu foi exatamente a história dele e do São Raimundo. 

Foto: Divulgação

Bom, o que isso aqui tem relação com o título desta coluna? No último sábado, o São Raimundo completou 105 anos sem NENHUMA FESTA ou AÇÃO DO CLUBE. Evidenciando o quanto jogaram toda essa boa lembrança para baixo de algum tapete e pisam diariamente sem nenhum planejamento. A torcida, a que carrega de verdade esse clube, foi para frente da sede do São Raimundo, quis celebrar a história do Tufão mas, na verdade, quiseram gritar por um socorro. É vergonhoso o que fazem com o São Raimundo hoje, na nova direção. Uma direção que não teve a decência de me atender ou responder os questionamentos. O São Raimundo corre um sério risco de nem entrar para disputar o Campeonato Amazonense de 2024. Olha que absurdo! Após uma luta tão árdua para subir de divisão novamente (já que foi rebaixado em 2022), agora pode ter um trabalho (de novo), jogado no lixo.

Foto: Divulgação

O caos que fizeram da história do São Raimundo se reflete na falta de informação, planejamento, de ação, de divulgação do clube. Mas, tem algo que sempre me chamou a atenção em todos esses anos. A torcida carrega esse time. Cansei de presenciar torcedores chegando com frutas, gelo ou algo para colaborar na campanha do clube. O peso da camisa do São Raimundo também faz, em alguns casos, a torcida exigir além do que o time pode entregar. A falta de investimento, faz com que o São Raimundo não consiga ter uma expressão técnica maior. Mas, veja bem: é um detalhe. Eu já vi o Tufão em situações menores ou piores e ainda sim, entregar resultado.

O São Raimundo é mais um clube tradicional e centenário que sofre com gestões abaixo ou ruins. Gestões que não entendem o peso da história, ou como diz a faixa da torcida, que não honram o nome do clube. O que é lamentável, pois com ascensões como o Amazonas chegando a série B, o cenário nacional olha para o futebol amazonense procurando times como o alviceleste de tantas boas histórias, e não encontra, não localiza. 

Eu espero que alguém consiga reerguer o São Raimundo com a torcida, porque eles não desistiram do time. Eles brigam (e muitas vezes até com a imprensa), pelo Tufão, eles cobram e eles fazem a parte deles: compram camisas, frequentam os jogos e sempre resgatam a história do clube.

Dito isso, o São Raimundo completou 105 anos de uma história que não pode ser apagada ou esquecida. Tem que ser honrada!

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas