Em reunião realizada nesta quinta-feira (22), o partido Novo decidiu utilizar recursos do Fundo Eleitoral nas eleições municipais deste ano, marcando uma mudança significativa em sua postura política. Criado em 2015 com a proposta de não utilizar dinheiro público em campanhas, o Novo enfrentou resultados eleitorais frustrantes em 2020 e 2022, além de conflitos internos e a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial.
No encontro nacional realizado em São Paulo no fim de semana, o partido apresentou uma nova logomarca, anunciou a filiação do ex-deputado e ex-procurador Deltan Dallagnol e discutiu a possibilidade de mudar princípios fundamentais de seu estatuto, incluindo a recusa em usar dinheiro público em campanhas.
Em Manaus, o partido já tem uma pré-candidata à prefeitura. Maria do Carmo Seffair, empresária, reitora da Fametro e presidente do partido Novo no Amazonas, afirmou que a legenda deverá lançar sua pré-candidatura para a Prefeitura de Manaus. Seffair aparece na quarta colocação na pesquisa eleitoral da Perspectiva, divulgada no dia 31 de dezembro, para o executivo municipal.