Matérias
Mundo

Nova espécie de cervo é descoberta no norte do Peru: o Pudella carlae

Pesquisadores revelam uma nova adição surpreendente à biodiversidade do Peru

Escrito por
Thiago Freire
March 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Getty Imagen

Uma descoberta fascinante no norte do Peru revela uma nova espécie de cervo: o Pudella carlae, ou pudu da selva peruana. Por muitos anos, os pesquisadores conheciam apenas duas espécies de pudu: o Pudu puda, encontrado na fronteira sul entre Argentina e Chile, e o Pudu mephistophiles, conhecido como pudu pequeno ou do norte, considerado o menor veado do planeta.

Leia Também

No entanto, os cientistas da Divisão de Mastozoologia do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru identificaram que o Pudu mephistophiles, na verdade, engloba duas espécies distintas. Uma delas é a forma típica, encontrada na região peruana de Huancabamba e se estendendo até o norte da América do Sul. A outra é a Pudella carlae, endêmica do Peru e habitante do sul da depressão de Huancabamba.

Essa distinção veio à luz após estudos conduzidos pelo cientista peruano Javier Barrio, em colaboração com o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Peru (Sernanp). Análises genéticas e morfológicas revelaram diferenças significativas entre os exemplares de pudu do sul e do norte da depressão de Huancabamba.

Guillermo D'Elía, professor da Universidade Austral do Chile, que participou da pesquisa, destaca duas diferenças fundamentais entre as espécies. Essa descoberta não apenas amplia nosso conhecimento sobre a biodiversidade da região, mas também destaca a importância da pesquisa contínua para a conservação de espécies raras, como o pudu.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas