A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chegou com a promessa de tornar a vida do cidadão mais prática. Um dos diferenciais é a possibilidade de incluir informações de outros documentos, como a CNH, título de eleitor e cartão do SUS, tudo em um único documento – que também pode ser acessado no celular, por meio da versão digital.
No Amazonas, a emissão do novo RG é responsabilidade do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Segundo o órgão, mais de 600 mil amazonenses já emitiram a nova identidade.
O diretor do instituto, Mahatma Porto, destaca que reunir essas informações em um só documento ajuda não apenas a facilitar o dia a dia, mas também a evitar fraudes.
“Todos esses outros documentos podem ser incorporados pelo cidadão no ato da solicitação. Para isso, basta levar as peças originais e solicitar a inclusão na sua nova Carteira de Identidade”, lembrou o diretor.
O que pode ser incluído
Entre os dados que podem ser incorporados à CIN estão:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Cartão Nacional de Saúde (SUS)
- Título de eleitor
- Certificado de reservista militar
- Número do PIS ou Pasep
- Tipo sanguíneo e condições de saúde, como deficiências (mediante laudos ou exames)
A integração de dados de outros documentos está disponível na versão digital da nova CIN, acessada pelo aplicativo gov.br – desde que o cidadão tenha uma conta nível ouro na plataforma. O documento tem como número principal o CPF, agora unificado como identificador nacional. Um QR Code permite a verificação rápida da autenticidade.
Como solicitar
Para pedir a nova identidade, basta acessar o site da SSP-AM. No portal, é possível:
- Fazer o agendamento
- Consultar a lista de documentos necessários
- Acompanhar o andamento do processo
A SSP orienta que, no momento da solicitação, o cidadão já leve todos os documentos que deseja incluir na nova identidade.