Temos o mais novo campeão amazonense, ou eu poderia dizer o dono das boas campanhas do futebol amazonense dos últimos anos. Ignorar os feitos do Aurinegro é não ter noção do quanto isso engrandeceu e manteve o futebol amazonense em evidência. Muito se falou dos investimentos aplicados ao clube, mas ninguém quis enxergar os resultados dessas apostas e apoios. O Amazonas colocou novamente o futebol amazonense no mapa do futebol brasileiro.
E não, não é exagero algum. Temos um clube na série B de novo e isso mais do que 20 anos atrás, merece e muito destaque. Aliás, merece mais destaque ainda pois hoje a informação chega de forma muito mais rápida.
O Amazonas FC gerou uma expectativa muito grande de atuação neste campeonato amazonense após sua conquista inédita de um título brasileiro ano passado. O clube carrega na sua história e na do futebol Baré a cobiçava e tão seletiva taça de campeão brasileiro da série C. O Aurinegro iniciou, mais uma vez, com uma derrota para o Manauara. De lá pra cá foram 8 jogos e seis vitórias seguidas. Por isso, não necessariamente é como começa, e sim como termina. O futebol não é uma ciência exata.
Leia Também
Agora se a gente for falar de desempenho, de apresentação olhando o elenco que o Amazonas tem, eu também concordo que ainda não teve o melhor jogo do time até aqui. Fizeram o que precisava ser feito, foram eficientes em lances e definições. Passou muito também pelo nível técnico do Campeonato deste ano, que achei o mais fraco dos últimos anos.
Não sei se esse regulamento empobreceu a disputa, mas é uma visão que tenho. Os números ajudam o Amazonas a passar um pouco ileso quanto a questões de desempenho. No elenco está o artilheiro do Barezão com cinco gols, o atacante Sassá. Apesar de toda sua experiência e futebol, também ainda não fez o seu melhor jogo, mas claro, em campo definiu bons jogos. Perdeu pênaltis e até se afastou dessa função. Como eu disse, tanto ele quanto o time fizeram o que precisava ser feito, mas futebol vistoso ainda estamos esperando.
Mas, essa é uma análise geral. O Amazonas mereceu o título sim, e quem diz o contrário disso é muito por questões pessoais e clubistas. Tem o melhor investimento, carrega o topo do futebol amazonense a nível nacional, tem um elenco enorme e de qualidade. Veio de uma Copa do Brasil, já, já terá Copa Verde.
Tem conseguido e feito o caminho do trabalho árduo e carimbado bons resultados. Mérito ao técnico Luizinho Vieira também à frente do time. Com ele são 15 jogos e 11 vitórias, com certeza uma nova passagem pelo futebol amazonense.
Parabéns, Amazonas FC! Venceu na Arena da Amazônia em um domingo chuvoso e faturou o título do 1º turno do Campeonato Amazonense 2024.
Nunca é como começa, e sim como termina. E essa história vocês são craques em escrever.
Foto: Deborah Melo/ FAF