Matérias
Brasil

MST ocupa fazendas em Parauapebas

Mais de mil famílias reivindicam áreas improdutivas em ações que marcam o Dia da Consciência Negra e a Jornada de Lutas Terra e Liberdade

Escrito por
Thiago Freire
November 21, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Na madrugada desta segunda-feira (20), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou a ocupação de duas fazendas em Parauapebas, sudeste do Pará, como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra e da Jornada de Lutas Terra e Liberdade.

Em nota, o MST destacou que mais de mil famílias estão envolvidas nas ocupações, relembrando o legado de lutadores negros que inspiram a busca por um país livre de violência e opressão, com garantia de direitos para todos.

O movimento argumenta que as fazendas ocupadas são consideradas improdutivas e resultado de grilagem de terras. A reivindicação central das famílias é que essas áreas sejam reconhecidas como públicas e destinadas à reforma agrária, um passo crucial na busca por justiça social.

A situação na região é tensa, com relatos de bloqueios por parte da polícia, impedindo a entrada e saída dos acampados. O MST continua sua luta por direitos e pela redistribuição justa de terras, destacando a importância da conscientização no Dia da Consciência Negra.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas