Matérias
Mundo

Medo de Água: Por trauma de afogamentos, refugiados rejeitam balsa para imigrantes

Até 20 solicitantes de asilo impedem sua mudança para a Balsa Bibby Stockholm, no Reino Unido

Escrito por
August 07, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Vinte solicitantes de asilo conseguiram bloquear sua transferência para a primeira balsa de imigrantes do Reino Unido, a Bibby Stockholm, citando "severo medo de água" e traumas causados por testemunharem pessoas se afogando no mar.

O Governo havia informado esses migrantes que seriam realocados para a balsa Bibby Stockholm, ancorada em Portland, próximo a Weymouth, em Dorset. No entanto, eles entraram com desafios legais alegando que os funcionários do Ministério do Interior não os avaliaram adequadamente quanto à sua adequação para essa transferência.

A ONG Care4Calais, cujo diretor executivo é Steve Smith, apoiou esses solicitantes de asilo e afirmou que nenhum dos vinte migrantes que estavam sendo assistidos pela organização foi transferido para a balsa. Os representantes legais dos solicitantes de asilo conseguiram cancelar as transferências dos hotéis para a embarcação.

A grande maioria desses solicitantes de asilo chegou ao Reino Unido atravessando o Canal da Mancha em pequenos barcos. Embora o número de chegadas neste ano tenha sido 14% menor em comparação ao ano anterior, com mais de 15.000 chegadas, uma proporção significativa disso é atribuída às condições climáticas adversas.

De acordo com o diretor da ONG, os vinte indivíduos vão desde sobreviventes de tortura até pessoas que foram espancadas, atacadas a tiros, algumas foram presas e outras foram traumatizadas ao testemunharem a morte de amigos no mar, o que resultou em um severe medo de água. Há, portanto, preocupações com a saúde mental e uma comunidade muito preocupada e traumatizada. 

A Care4Calais foi uma das organizações de caridade que desafiaram com sucesso os voos de deportação do Governo para Ruanda, o que resultou na suspensão desses voos desde junho de 2022. A Suprema Corte decidirá sobre a legalidade desses voos neste outono, após o Tribunal de Apelação manter a proibição.

O Ministério do Interior confirmou que alguns solicitantes de asilo já chegaram à Balsa Bibby Stockholm, que abrigará até 500 homens aguardando uma decisão sobre seu pedido de asilo. Essa é uma das tentativas do Governo para reduzir o custo diário de £6 milhões para abrigar 51.000 solicitantes de asilo em hotéis.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas
plugins premium WordPress