Matérias
Cultura e Entretenimento

Mattel lança Barbie em homenagem a indígena amazonense

Maira é a primeira indígena brasileira a ganhar uma versão da boneca

Escrito por
Letícia Misna
March 07, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação / Mattel

No próximo dia 9 de março, a Barbie completa 65 anos, e para celebrar, a Mattel, empresa responsável pela marca, decidiu lançar nove versões da boneca, inspirada em nove mulheres ao redor do mundo. Entre elas, está a indígena amazonense Maira Gomez, conhecida por mostrar sua cultura e costumes nas redes sociais.

Foto: Divulgação / Mattel

A ação faz parte do projeto “Mulheres Inspiradoras” (Role Models), e em 2024 também homenageia a diretora, produtora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz, ativista e filantropa Viola Davis (Estados Unidos); a renomada atriz Helen Mirren (Reino Unido); a cantora e compositora Shania Twain (Canadá); a cantora Kylie Minogue (Austrália); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha).

Leia Também

“Ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser. Barbie é criativa, fashionista e essa veia fashionista é algo que almejo. Você pode perceber que também trago isso nas minhas vestes, nas pinturas, temos o nosso estilo. Então quero usar essa plataforma e também ser criativa e inspirar sendo quem eu sou”, disse Maira, que faz parte da comunidade Tatuyo, no Alto Rio Negro (AM).

Foto: Divulgação / Mattel

A pintura no rosto da boneca é a mesma utilizada pelo povo de Maira, que representa o sol e significa proteção. Já os trajes e acessórios também recriam os materiais naturais usados pela comunidade, como cipós, sementes e penas.

Maira é a primeira indígena brasileira a ganhar uma versão da boneca, e a quinta personalidade no Brasil a conquistar tal feito, depois da surfista Maya Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes, da professora Doani Emanuela Bertan e da cantora IZA.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas