Matérias
Mundo

Marina Silva é eleita como uma das mais influentes para a ciência

Marina foi eleita pela revista Nature por seu trabalho no combate aos desmatamento

Escrito por
Lucas Albarado
December 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A ministra do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, Marina Silva, foi eleita pela revista científica Nature, como uma das pessoas mais influentes para “moldar a ciência" no ano de 2023. A lista foi divulgada na quarta-feira, 13. 

O motivo de Marina estar na lista, além de sua extensa caminhada a favor da ciência, sobretudo, no que diz respeito à proteção do meio ambiente, foi sua liderança a frente do MMA, que conseguiu reduzir os índices de desmatamento em 2023, e o aumento da fiscalização nas florestas, onde foram aplicadas diversas multas de crimes ambientais. 

Destaques de Marina 

Uma redução de 43% no desmatamento da Amazônia foi um dos destaques da Nature. A queda aconteceu entre janeiro e julho de 2023, quando comparados ao ano anterior.

Também foi registrada uma queda de 22% no desmatamento, quando comparada ao mês de agosto de 2022 e julho de 2023. 

“Esta foi uma mudança alta em relação aos 4 anos anteriores, que registraram um aumento acentuado neste tipo de alerta” afirma a Nature.

Em prática desde junho, o novo Plano de Ação para Preservação e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) também foi um dos destaques a favor do país. 

Lançado em 2008 pela ministra, o PPCDAm foi descontinuado pelo governo de Jair Bolsonaro, e seu relançamento é visto como importante para a comunidade científica. 

Apesar do Brasil apresentar melhora no combate ao desmatamento na Amazônia, o bioma Cerrado ainda sofre com o aumento da devastação. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento aumentou entre agosto de 2022 e julho de 2023.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas