Estudantes realizaram nesta sexta-feira (1) manifestação em prol da bonificação do Sisu, no Bosque da Resistência, na entrada da Universidade Federal do Amazonas. O Ato pediu a exclusão da decisão judicial que retirou a bonificação estadual de 20% na Instituição.
A ação instaurada e acatada pela Justiça Federal do Amazonas, suspendeu o bônus de 20% exclusivo para alunos nascidos no Estado do Amazonas. O bônus garante a equidade em relação aos demais estudantes do país, já que o estado enfrenta precarização na educação básica.
A Universidade, após a decisão, suspendeu as matrículas dos candidatos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado). Segundo a Universidade, esta suspensão foi em resposta à ordem judicial, já que eles não seriam os responsáveis por fazer o cálculo e aplicar o bônus dos estudantes, (seria do Ministério da Educação).
Leia Também
Rita Al Qamar, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufam diz em entrevista:
“Não somente a comunidade universitária mas como a sociedade no geral ficou muito impactada quando ficamos sabendo da exclusão da bonificação no Estado do Amazonas”.
Além disso, comentou sobre o objetivo real da manifestação desta sexta:
“O nosso ato tem como objetivo além de a gente estar demonstrando a nossa indignação, reverter, fazer força, pressão, chamar a atenção da população, da sociedade em geral, e isso não só em nível de Amazonas como no Brasil”.
“A educação é nossa arma para combater tudo isso", complementa Vitória.
Também da UEE, Roberto Fernandes, que é Diretor de Formação, comenta sobre quais ações a União dos Estudantes já realizou:
“Entramos em contato com a comissão de direitos humanos da OAB do Estado do Amazonas, para fazer a defesa da bonificação no nosso estado. Pedindo que se revogue essa decisão judicial. Hoje nós temos um abaixo assinado que tem mais de 21 mil assinaturas que mobiliza a sociedade”.
O vereador Rodrigo Guedes também esteve presente no ato, sendo também ex aluno da UFAM, o parlamentar espera que a decisão seja revogada:
“Uma juíza ter o poder de prejudicar milhares de pessoas, acho totalmente desrazoável. Eu espero que tanto a Advocacia Geral da União, quanto a Defensoria Pública da União ingressem imediatamente com um recurso judicial necessário e que o Tribunal Regional Federal reveja essa situação”.
Outra presença marcante no ato, foi a do pré candidato à Prefeitura de Manaus, Zé Ricardo que defende os direitos dos estudantes:
“Essa decisão de tirar esse direito dos estudantes do Amazonas, que tem esse diferencial em relação ao Enem, é uma forma de você garantir uma certa condição de igualdade numa realidade de desigualdade regional que nós temos”.