Cidade

Manaus registra 11 ocorrências durante forte chuva nesta terça-feira; Defesa Civil emite alerta 

As ocorrências foram registradas pelo Disque 199 e pelas equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC)

Escrito por Redação
14 de outubro de 2025
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Durante as fortes chuvas desta terça-feira (14/10), a Defesa Civil de Manaus recebeu 11 chamados relacionados a alagamentos e outros impactos na capital. As demandas foram registradas pelo Disque 199, canal de comunicação direto com o órgão, que funciona 24 horas na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). 

A Prefeitura de Manaus, por meio do CCC, acionou as equipes responsáveis para atendimento imediato às ocorrências decorrentes das chuvas. Entre elas estão:

  • Zona Norte: 1 risco de desabamento;
  • Zona Oeste: 1 construção irregular, 1 risco de desabamento e rachaduras;
  • Zona Leste: 2 riscos de desabamento, 1 alagamento e 1 deslizamento;
  • Zona Centro-Sul: 1 risco de desabamento;
  • Zona Sul: 1 risco de tombamento e solicitação de vistoria.

Recomendações à população:

  • Esteja preparado para o mau tempo e adote precauções;
  • Evite água parada para prevenir mosquitos transmissores de doenças;
  • Reduza a velocidade e mantenha distância ao dirigir em vias alagadas;
  • Evite áreas alagadas e use rotas alternativas quando necessário.
Foto: Divulgação/Defesa Civil 


Alerta da Defesa Civil

Após ser alvo de críticas da população por não emitir avisos após o temporal registrado no último domingo (5/9), durante a chuva desta terça-feira, em algumas zonas de Manaus, foi registrado o recebimento do alerta, tecnologia desenvolvida para emitir alertas sonoros e visuais sobre riscos de desastres naturais. 

Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações (MCom), o sistema visa informar, em tempo real, sobre a possibilidade de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enchentes e vendavais. 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O tema repercutiu durante a 87ª sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada no dia 6 de setembro, quando o vereador Eduardo Alfaia (Avante) comentou sobre o funcionamento do sistema. Segundo o parlamentar, os alertas não são acionados para qualquer precipitação ou evento climático menor, funcionando apenas em casos de chuvas severas que representem risco iminente de grandes tragédias ou catástrofes. 

Foto: Cleuton Silva e Eder França/Dicom 

Canal de atendimento 24 horas

Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.

As ocorrências foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas. 

Confira o impacto da chuva desta terça-feira nas zonas Norte e Leste de Manaus:

Matérias relacionadas