Matérias
Amazonas

Manaus: radares de velocidade serão instalados na Torquato e Av. do Turismo

Medida visa reduzir acidentes de trânsito; motoristas terão período educativo de 90 dias

Escrito por
Redação
March 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução/TV Fronteira

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou no domingo (10) que a capital amazonense terá a implantação de novos radares de velocidade. Os pontos escolhidos registraram aumento de acidentes de trânsito nos últimos meses.

Leia Também

Os motoristas terão 90 dias para se adaptarem às novas medidas, sem cobrança de multas nesse período. Os primeiros radares devem ser instalados em trechos das avenidas Torquato Tapajós, Avenida do Turismo e na rotatória da Ponta Negra.

"O objetivo principal é diminuir os índices de acidente e também a preservação das vias", afirmou Almeida. A medida faz parte de um esforço da Prefeitura para aumentar a segurança viária na cidade e reduzir o número de acidentes.

DADOS DE MORTES NO TRÂNSITO DE MANAUS

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apontaram uma redução de 28,6% no número de acidentes de trânsito fatais em janeiro de 2024, em comparação ao mesmo mês em 2023. 

Segundo o órgão, em janeiro de 2023, foram contabilizadas 28 vítimas que morreram em decorrência de acidentes de trânsito. Já em janeiro de 2024, este número reduziu para 20 mortes.

Ainda com dados divulgados pelo IMMU apontam que de janeiro a outubro de 2023, 186 pessoas morreram em acidentes de trânsito na capital amazonense.

ÍNDICE CRESCE NO BRASIL

Foram divulgados pelo Ministério da Saúde, os números oficiais consolidados de mortes no trânsito brasileiro em 2022. Conforme os dados, morreram 33.894 pessoas em decorrência do trânsito brasileiro. O número é um pouco maior do que o registrado em 2021 (33.813 mortes). Também é maior que o número de óbitos de 2020, quando o Brasil registrou 33.497 mortes por sinistros de trânsito.

Apesar de representar, em números absolutos, um crescimento ínfimo, muitos consideram até uma estabilidade, o dado não é animador e acende um alerta se analisarmos o cenário do trânsito como um todo. Desde 2014 o Brasil vinha registrando, ano a ano, diminuição no número de mortes por acidentes de trânsito. No entanto, a partir de 2020 os números voltaram a subir, principalmente em relação aos motociclistas.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas