O aplicativo “Manaus Atende Digital”, lançado pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (20), tem como objetivo oferecer serviços municipais de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento às unidades físicas. Disponível para download nas plataformas Google Play (Android) e Apple Store (iOS), o app oferece, inicialmente, dois serviços essenciais: pagamento de tributos municipais e adesão ao IPTU Digital. Ele entrará em funcionamento a partir deste sábado (22).
Durante o evento, o prefeito David Almeida destacou os benefícios da inovação, ressaltando a praticidade do sistema e a ampliação dos descontos para quem optar pelo uso do aplicativo.
“Com o aplicativo ‘Manaus Atende Digital’, estamos trazendo mais agilidade e praticidade para o serviço de cobrança. Agora, você pode resolver tudo de forma digital, diretamente da sua casa, na palma da sua mão. E tem mais, estamos ampliando os benefícios para você. Os descontos, que antes eram de 10%, agora passam para 12% para quem realiza o cadastro pelo aplicativo”, afirmou o prefeito.
Além de facilitar a emissão de guias de pagamento, o IPTU Digital surge como uma opção sustentável e vantajosa. Os contribuintes que aderirem à nova modalidade até o dia 30 de março de 2025 terão um desconto adicional de 2% sobre o imposto do deste ano. Após essa data, o benefício será aplicado no IPTU de 2026.
O desconto do IPTU Digital é válido para pagamento parcelado e pode ser somado ao abatimento de 10% já concedido para quem paga em cota única os impostos de imóveis residenciais.
O subsecretário de Receita da Semef, Armínio Pontes, informou que a população terá acesso ao “Manaus Atende Digital” por meio do CPF.
“Para começar a usar, basta fazer o cadastro com o CPF. Após isso, todos os IPTUs vinculados à pessoa serão exibidos na tela, permitindo que o contribuinte visualize e pague seus boletos de forma rápida e descomplicada. Inicialmente, o aplicativo oferecerá dois serviços, mas, em breve, dezenas de funcionalidades estarão disponíveis gratuitamente, permitindo que os cidadãos resolvam suas demandas de qualquer lugar”, explicou Pontes.