Matérias
Amazonas

Mais de 43 mil eleitores pode ser prejudicados por estiagem extrema no Amazonas

A distribuição das urnas no Amazonas começou no dia 12 de agosto e já está sendo enviada para os 14 polos de carga no estado.

Escrito por
August 16, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Internet

Com 20 municípios do Amazonas já em situação de emergência devido à vazante dos rios, o Governo do Estado declarou que a estiagem de 2024 pode ser ainda mais extrema do que a enfrentada no ano passado. Esse cenário já está impactando diversas comunidades do interior, que enfrentam dificuldades logísticas, incluindo o acesso a alimentos e água potável.

Além desses desafios, a estiagem também pode prejudicar o processo eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), mais de 43 mil eleitores podem ser afetados pelos efeitos da seca este ano. Em entrevista ao Segundo a Segundo, o Secretário de TI do TRE-AM, Leandro Simões, detalhou o plano de contingência elaborado para lidar com essas adversidades.

“Não temos como formatar um único plano de contingência, porque são situações diversas. Uma das situações é que os eleitores das comunidades atingidas terão que se deslocar para outros locais, como comunidades vizinhas, o que é comum. Em outros casos, a comunidade permanecerá no local e a justiça eleitoral terá que garantir a chegada das urnas eletrônicas, mesmo com o acesso prejudicado”, explicou Simões. Ele acrescentou que, para esses casos, os mesários e técnicos poderão ser deslocados por helicóptero, em parceria com as forças armadas.

O Amazonas possui mais de 1.595 locais de votação, com 8.381 seções eleitorais preparadas para atender a população. Para as comunidades mais distantes e impactadas pela seca, a Justiça Eleitoral está desenvolvendo um plano logístico detalhado.

Simões ainda destacou uma terceira situação, em que as urnas serão instaladas em comunidades que decidiram permanecer no local, apesar das dificuldades causadas pela estiagem.

“Um exemplo é o município de Manacapuru. O transporte continuará como antes, mas o deslocamento que estava previsto para sábado à tarde será antecipado para a manhã de sábado, garantindo que todos cheguem aos locais de votação”, afirmou.

A distribuição das urnas no Amazonas começou no dia 12 de agosto e já está sendo enviada para os 14 polos de carga no estado, assegurando que, mesmo em meio à crise hídrica, o direito ao voto seja garantido a todos os eleitores.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas