Matérias
Mundo

Mais de 400 passageiros morrem em acidente de trem na Coreia do Norte

O caso relembra uma tragédia semelhante que ocorreu em novembro de 1998 na mesma íngreme ferrovia

Escrito por
Thiago Freire
January 18, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Mais de 400 passageiros norte-coreanos perderam a vida em um acidente de trem ocorrido mês passado no país, de acordo com relatos da Radio Free Asia (RFA) em 16 de janeiro.

O acidente teria ocorrido em 26 de dezembro de 2023. De acordo com a rádio, o trem, dirigindo-se para a Estação Lipa a partir da Estação Dongam, navegava por uma ladeira íngreme a 700 metros acima do nível do mar após passar pela Estação Dancheon, na Província de Hamgyong do Sul. Uma súbita falta de energia fez com que o trem retrocedesse, resultando no descarrilamento de sete vagões que rolaram morro abaixo.

A locomotiva e os dois primeiros vagões imediatamente atrás dela permaneceram nos trilhos e chegaram com segurança à Estação Dancheon. Os passageiros nos vagões da frente, em sua maioria autoridades de alto escalão, sobreviveram ao incidente. No entanto, a maioria dos passageiros nos sete vagões que rolaram morro abaixo morreram.

Os trens de passageiros norte-coreanos geralmente consistem em 9 a 11 vagões, cada um com 60 assentos, sendo os dois ou três primeiros vagões reservados para autoridades de alto escalão. Isso é seguido por um vagão de bagagem e sete vagões para passageiros em geral. A fonte estima que mais de 400 passageiros estavam nos sete vagões que tombaram.

As autoridades norte-coreanas montaram uma força-tarefa para investigar o acidente e lidar com os corpos. "Aqueles que ficaram gravemente feridos foram resgatados do local e levados a um hospital em Dancheon, mas a maioria deles morreu no hospital", disse a fonte.

O acidente relembra uma tragédia semelhante que ocorreu em novembro de 1998 na mesma íngreme ferrovia perto de Dancheon.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas