Na quinta-feira (31), mais de 400 famílias do Conjunto Carlos Braga, localizado no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, receberam os títulos definitivos de suas moradias, após aguardarem pelo documento por cerca de 20 anos. Os imóveis foram ocupados em 2004 por moradores reassentados de áreas de risco, e agora contam com a formalização da posse.
A entrega contempla 403 imóveis com terrenos de 128 metros quadrados, construídos entre 2003 e 2004. Com os títulos em mãos, os beneficiários passam a ter segurança jurídica e a valorização patrimonial de suas propriedades.
Na mesma cerimônia, também foram entregues 141 títulos remanescentes do conjunto Viver Melhor 1, 27 do conjunto Petrópolis e outros 97 documentos que permitem o registro formal dos imóveis em cartório.
Durante o evento, moradores do Conjunto Cidadão 12 passaram por atualizações cadastrais e atendimentos que fazem parte das etapas preparatórias para a regularização fundiária. O processo abrange ainda a regularização de mais 1.860 imóveis em outros conjuntos da capital, com previsão de entrega até o fim de 2025.
A ação integra as metas do programa habitacional Amazonas Meu Lar, que já atendeu mais de 20 mil famílias com regularização fundiária. Desde seu lançamento, cerca de 28 mil famílias foram contempladas com soluções definitivas ou provisórias de habitação, com investimentos que somam R$ 4,7 bilhões oriundos de recursos estaduais e federais.
Em Manaus, os novos projetos habitacionais também incluem bairros como São Jorge, Compensa, Alvorada, Novo Aleixo e Petrópolis. No interior do estado, obras estão em andamento em municípios como Iranduba, Tefé e São Gabriel da Cachoeira.