Matérias
Brasil

Maioria dos brasileiros não vê perseguição judicial a Bolsonaro, aponta pesquisa Quaest

Levantamento também mostra opiniões sobre participação do ex-presidente em suposto plano de golpe e decisões da Justiça Eleitoral.

Escrito por
February 29, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Marcelo Camargo

Uma pesquisa realizada pela Quaest revelou que 53% dos brasileiros não consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteja sofrendo uma perseguição na Justiça. O levantamento, feito com 2.000 pessoas de todas as regiões do país entre domingo (25) e terça-feira (27), mostrou que 39% dos entrevistados entendem que Bolsonaro está sendo perseguido em investigações em andamento, enquanto 7% não sabem ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia Também

Segundo a pesquisa, a tese da perseguição tem mais adesão entre evangélicos (53%) e entre os próprios eleitores de Bolsonaro no pleito de 2022 (72%).

Além disso, a pesquisa também abordou a opinião da população sobre a participação de Bolsonaro em um suposto plano de golpe após a derrota na eleição de 2022. Nesse ponto, 47% dos entrevistados consideram que Bolsonaro participou de um plano de golpe, enquanto 40% discordam e 13% não souberam ou não responderam.

Sobre a decisão da Justiça Eleitoral de tornar Bolsonaro inelegível em julgamentos ocorridos no ano passado, 51% dos entrevistados consideraram que a Justiça acertou, enquanto 40% consideraram que foi um erro.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a manifestação promovida por Bolsonaro na avenida Paulista no último domingo. Do total, 53% disseram que estavam sabendo do ato, enquanto 47% falaram que desconheciam. Para 50% dos entrevistados, o ex-presidente saiu mais forte do evento.

O levantamento da Quaest foi financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas