Matérias
Ciência e Tecnologia

Maioria de gamers no Brasil são mulheres, revela pesquisa

Os celulares são a plataforma preferida de 48,8% dos entrevistados, e 61% dessa fatia são mulheres

Escrito por
Thiago Freire
February 28, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Getty Images/iStockphoto

Os videogames têm sido uma forma de lazer cada vez mais comum entre os brasileiros, e um dado interessante vem chamando a atenção: o aumento do interesse das mulheres por esse universo nos últimos tempos. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, o público feminino é a maioria entre “gamers” no país.

Leia Também

Atualmente, as mulheres representam 50,9% da parcela consumidora de jogos eletrônicos no Brasil, enquanto os homens ficam com 49,1%. No ano anterior, essa proporção era inversa, com as mulheres representando 46,2% e os homens 53,8%.

O estudo atribui essa mudança significativa, principalmente, ao interesse crescente pelos jogos para smartphones. Os celulares são a plataforma preferida de 48,8% dos entrevistados, e 61% dessa fatia são mulheres.

No entanto, é importante ressaltar que o título de "gamer" nem sempre se aplica ao público de smartphones, já que 66% dessas pessoas se consideram jogadores casuais.

Outro dado curioso é que o número de pessoas que se autodefinem como "gamers" no Brasil aumentou nos últimos meses. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento médio de 3,9%, com destaque para o público masculino e usuários da plataforma PC. Entre as mulheres, 57% das entrevistadas não se identificam com esse título.

Em 2023, 46,6% dos entrevistados se consideravam "gamers", representando uma queda de 3,8% em relação a 2022.

Seguindo a tendência atual, Baldur's Gate 3 foi considerado o melhor jogo de 2023 por 13,6% dos jogadores de computador. Outro destaque foi Grand Theft Auto VI, considerado o jogo mais esperado para os próximos anos por 21,6% dos jogadores de consoles.

A Pesquisa Game Brasil é desenvolvida pelo Sioux Group e o Go Gamers, em parceria com a Blend New Research e ESPM. A edição mais recente foi realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, entrevistando 13.360 pessoas sobre seus hábitos e opiniões relacionadas à indústria de jogos (de maneira totalmente online).

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas