Matérias
Cultura e Entretenimento

Lula reabre oficialmente o Ministério da Cultura

Em discurso na 4ª Conferência Nacional de Cultura, Lula anunciou medidas para fortalecer o setor

Escrito por
Thiago Freire
March 05, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que teve início na segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reabriu oficialmente o Ministério da Cultura, extinto anteriormente, e fez um forte discurso em defesa da cultura brasileira. Lula ressaltou a importância de valorizar todas as formas de expressão cultural e anunciou medidas para fortalecer o setor.

Leia Também

"Nunca mais esse país entrará na escuridão do fim da cultura porque queremos as luzes acesas", afirmou Lula, destacando a necessidade de comitês de cultura em todas as capitais e o papel fundamental do povo na promoção e preservação da cultura nacional.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também presente no evento, agradeceu a sensibilidade do presidente em recriar o Ministério da Cultura e possibilitar a retomada da conferência, que é um marco para todo o setor cultural do país. O tema da conferência, "Democracia e Direito à Cultura", reflete a importância de garantir a participação popular nas políticas culturais.

Durante o evento, foram apresentadas danças tradicionais e modernas, destacando a diversidade cultural brasileira. A conferência, que vai até sexta-feira (8), tem como objetivo debater políticas públicas e definir diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, que guiará a pasta nos próximos anos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas