Matérias
Mundo

Kremlin rejeita base para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

As tensões persistem na região, e a situação continua sendo motivo de preocupação internacional

Escrito por
Thiago Freire
December 20, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Kremlin anunciou nesta quarta-feira (20) que não vê uma base atual para negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, classificando o plano de paz proposto pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, como "absurdo" por excluir a Rússia do processo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o tópico das negociações não é relevante no momento, destacando que o Reino Unido eliminou as chances de um acordo de paz em 2022 ao pressionar Kiev a recusar um esboço de acordo logo após a Rússia enviar tropas para a Ucrânia.

"Depois disso, não houve pré-requisitos para negociações - e havia ainda menos pré-requisitos depois que a Ucrânia de fato proibiu legalmente qualquer negociação com o lado russo", declarou Peskov.

O plano de paz de Zelenskiy, conhecido como "fórmula de paz", é considerado falho pelo Kremlin, uma vez que busca alcançar a paz sem a participação da Rússia. Segundo Peskov, esse é um processo absurdo.

O plano de paz de 10 pontos de Zelenskiy exige a retirada das tropas russas, o fim das hostilidades e a restauração das fronteiras da Ucrânia com a Rússia. As tensões persistem na região, e a situação continua sendo motivo de preocupação internacional.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas