Matérias
Brasil

Justiça determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais para tratamento médico

Decisão da 5ª Vara Federal em Campo Grande determina que Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro em 2018, retorne a Minas Gerais para tratamento ambulatorial ou internação, considerando sua integridade psíquica e física.

Escrito por
Redação
February 23, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A 5ª Vara Federal em Campo Grande determinou, em decisão publicada na quarta-feira (21) e divulgada ontem (22), que Adélio Bispo, autor da facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, retornasse a Minas Gerais, local de origem do seu processo. Atualmente, ele cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.

A decisão, do juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, determina que o juízo de origem, em Minas Gerais, providencie tratamento ambulatorial ou, excepcionalmente, a internação, considerando todas as medidas de segurança necessárias, de forma a garantir a integridade psíquica e física de Adélio Bispo. A Justiça deu prazo de 60 dias para a transferência.

Leia Também

A Defensoria Pública da União (DPU), que faz a assistência jurídica de Adélio desde 2019, foi autora do pedido de transferência. A defesa sustentou que Adélio não poderia continuar recolhido em um estabelecimento penal, tampouco ser enviado para um manicômio judicial, considerando a Lei Antimanicomial, que veda a internação de pessoas com transtornos mentais em estabelecimentos penais ou em instituições asilares desprovidas de assistência integral.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas