Brasil

Jovem desaparecido após trilha no Pico Paraná é encontrado após cinco dias de buscas; entenda o caso 

Roberto Farias, de 19 anos, que estava acompanhado de amazonas, havia sumido no dia 1º de janeiro e foi localizado nesta segunda-feira (05/01); informação foi divulgada pela família em perfil oficial nas redes sociais

Escrito por Redação
5 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução/Instagram

Após uma trilha que dá acesso ao Pico Paraná, ponto mais alto da região Sul do Brasil, o jovem Roberto Farias, de 19 anos, que estava desaparecido desde o dia 1º de janeiro, foi encontrado nesta segunda-feira (05/01), após cinco dias de buscas. O caso foi investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).

A informação foi publicada às 10h50 desta segunda-feira (05/01) no perfil oficial criado pelos familiares para divulgar atualizações sobre o caso.

Foto: Reprodução/Instagram 

De acordo com as informações apuradas, Roberto estava acompanhado de Thayane, amazonense de 19 anos, natural de Manaus (AM). Os dois jovens teriam se conhecido há menos de um mês, no Largo da Ordem, em Curitiba. Pouco tempo depois, decidiram passar a virada do ano juntos no Pico Paraná. 

A jovem Thayane já estava em Curitiba semanas antes do desaparecimento de Roberto, período em que passou o Natal na capital paranaense. Desde então, Roberto não foi mais visto, e as circunstâncias do desaparecimento seguem sob investigação. 

Foto: Reprodução/Ric 

Relatos e investigações 

De acordo com o depoimento prestado em entrevista a um grupo de comunicação, a RIC, a jovem relatou que decidiu acompanhar o ritmo de corredores mais experientes durante a trilha, o que acabou contribuindo para a separação do jovem. Ela afirmou ainda que reconheceu o erro e disse confiar no trabalho das equipes de resgate e dos bombeiros. 

“Eu gosto dessas coisas, entendeu? Aí eu peguei o ritmo do especial dos três corredores e vim. Eu estava com ele, não com os corredores. É, esse foi meu erro (…) Ah, não podemos fazer nada, né?  Agora é manter o equilíbrio, esperar os profissionais e os bombeiros darem o resultado final e fazerem o trabalho deles (…) Foi Deus que permitiu.” ressaltou a jovem amazonense 

Segundo ela, o rapaz não estaria sozinho, pois havia outras pessoas no percurso, o que a levou a acreditar que não haveria risco de ele se perder. Ainda a jovem declarou acreditar, por intuição, que Roberto possa ser encontrado, embora em estado físico muito debilitado, e atribuiu a situação à vontade de Deus.

Foto: Divulgação

Entenda o ocorrido 

Segundo relatos, Roberto Farias, de 19 anos, passou mal durante a subida ao Pico Paraná. Ele e uma amiga chegaram juntos ao cume por volta das 4h do dia 1º de janeiro, mas, durante a descida, o jovem ficou para trás e não foi mais visto.A Polícia Civil do Paraná abriu investigação no dia 3 de janeiro de 2026, após registro de Boletim de Ocorrência pela família

Um dos montanhistas, o analista jurídico Fábio Sieg Martins, relatou que acionou o Corpo de Bombeiros ao perceber, já no acampamento da base do morro, que o rapaz não havia retornado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Roberto iniciou a trilha no dia 31 de dezembro e apresentou mal-estar durante o percurso. Após descansarem no cume, a dupla iniciou a descida com um grupo por volta das 6h30, mas, em um ponto antes do acampamento, o jovem se separou. Outro grupo que desceu em seguida não o encontrou.

As buscas começaram ainda na tarde do dia 1º, com equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), e seguiram com apoio de helicóptero com câmera térmica, drones, além de equipes do Cosmo e do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM).  

Matérias relacionadas