O domingo marcou dois acontecimentos na Arena da Amazônia. Primeiro de tudo que o estádio estava completando 11 anos de inauguração. Um legado da Copa do Mundo e que já presenciou grandes feitos do futebol amazonense. Porém, o dia 9 de março também foi de levantar a taça de campeão e coube ao Amazonas FC essa façanha. O que é evidente destacar na coluna desta segunda-feira, é que enfim tivemos um duelo digno do que nossos olhos tanto tinham expectativa.
O duelo Amazonas x Manaus foi digno de uma final de turno. Quatro gols, dos quais dois golaços. Uma arbitragem FIFA. Um público um pouco melhor e claro, teve muitas bolas na rede já que q decisão do campeão foi, de novo, para os pênaltis. Acontece que, o que assistimos foi uma igualdade técnica definida por momentos dessas equipes.
O Manaus, vinha de uma eliminação na Copa do Brasil mas que com essa de domingo se somou a três eliminações: Copa Verde, Copa do Brasil e 1º turno. Não é fácil você digerir isso e ainda ter perna para brigar na Arena da Amazônia pelo calendário, porque era isso que estava em jogo muito mais que a taça.
Aí você chega com um Amazonas. A onça sentiu, em seu planejamento, a derrota para o São Raimundo de Roraima pela Copa Verde ainda pelo jogo de ida e muito mais ainda a eliminação da primeira fase da Copa do Brasil para um time inferior em divisão para o clube. E aí, troca de comando e aquela urgência por resultado.
O que vi neste domingo na Arena da Amazônia prova a consistência das equipes. Mostra que, é no difícil que as coisas dão ainda mais certo, aliás, elas ficam mais valorosas. O Amazonas que conquistou o título do primeiro turno mostrou o futebol e a competitividade que esperamos de um time da série B. Óbvio que está longe do ideal, porém, já mostra os novos passos.
Eu tinha muito mais fé no Manaus neste domingo do que pelo Amazonas. E isso não é uma questão de torcida. Eu avalio e analiso daquilo que acompanho. É claro que posso errar, afinal eu não vejo tudo 100%. Já estava na hora das equipes se incomodarem, o resultado ser muito urgente para ambos. Já estava na hora de termos jogos tão bons taticamente que o melhor da partida foi um volante que fez gol. Já estava na hora de vermos competitividade real em campo e um sinal claro do que precisa ser melhorado e do que está começando a surtir efeito.
Parabéns, Amazonas!
Bicampeão do 1º turno do Barezão e com calendário de 2026 assegurado ✅