Matérias
Brasil

INSS notifica mais de três milhões de segurados para prova de vida

Nascidos entre janeiro e março estão sendo convocados para atualização cadastral e evitar bloqueio de benefícios

Escrito por
Thiago Freire
February 01, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou mais de três milhões de segurados, entre aposentados e pensionistas, para a realização da prova de vida. Outras 1.2 milhão de pessoas serão notificadas a partir de hoje (1), totalizando 4.3 milhões de cidadãos convocados para atualização cadastral.

Os segurados notificados, nascidos entre janeiro e março, precisam comprovar sua existência para manter a continuidade dos benefícios pagos pelo INSS. A prova de vida é exigida após 12 meses sem a realização do procedimento.

A notificação é feita por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou por notificação bancária, alertando que a prova de vida ainda não foi concluída. Os segurados convocados devem procurar o INSS ou a instituição bancária responsável pelo pagamento do benefício para realizar o procedimento. Após 60 dias do aviso, se a comprovação não ocorrer, o pagamento pode ser bloqueado.

Durante esse período, os segurados também têm a opção de efetuar a atualização cadastral pelo aplicativo e pelo site Meu INSS. Pela internet, é necessário acessar a aba "Prova de Vida", localizada em "Outros Serviços". Se optar pelo atendimento presencial, é essencial levar os documentos pessoais ao banco ou à agência do INSS. Fique atento à notificação e evite bloqueios desnecessários!

No items found.