Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). Com duração de 12 meses, a formação é destinada a diretores e pedagogos graduados que atuem, preferencialmente, em escolas públicas estaduais de Ensino Médio no Amazonas.
Ao todo, são ofertadas 391 vagas, distribuídas entre Manaus e os municípios de Manacapuru, Parintins, Borba, Tabatinga e Lábrea. Os candidatos podem se inscrever até o dia 21 de setembro.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e o Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O curso será realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc) da Secretaria de Educação, Aparecida Carvalho, a especialização segue diretrizes nacionais com foco na formação de lideranças escolares.
“Hoje, nós temos uma série de políticas voltadas para a permanência do nosso estudante. Mas, além de ter políticas que tenham foco no estudante e no professor, é preciso termos foco, também, na liderança escolar”, explicou a diretora.
As inscrições podem ser feitas no site do CED, entre os dias 8 e 21 de setembro, até às 23h59. Os candidatos devem anexar todos os documentos exigidos, de forma legível, durante a inscrição. Não será possível incluir documentos após o envio.
Mais detalhes sobre a documentação necessária, cotas e critérios de seleção estão disponíveis no edital. Informações adicionais podem ser consultadas por meio do mesmo portal.