Amazônia

Inpe aponta queda de 11% no desmatamento da Amazônia em 2025 

Os dados indicam o menor índice de desmate em 11 anos; Amazonas, Pará e Mato Grosso concentram mais de 80% das áreas derrubadas

Escrito por Redação
2 de novembro de 2025
Foto: Divulgação

Faltando apenas 11 dias para a abertura oficial da COP30, em Belém, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, novos dados do sistema Prodes que apontam uma redução de 11% no desmatamento da Amazônia em 2025. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante coletiva de imprensa em Brasília.

Segundo o levantamento, a maior parte do desmatamento identificado neste ano ocorreu em áreas classificadas como de degradação progressiva, resultado de práticas como corte seletivo de árvores e queimadas. Já o corte raso, quando há a retirada total da vegetação, somou 2.203 km². No total, as derrubadas no bioma amazônico chegaram a 5.796 km², o menor índice registrado em 11 anos e o terceiro menor de toda a série histórica do Prodes.

No Cerrado, o monitoramento por satélite também registrou uma redução semelhante, de aproximadamente 11%, com 7.235 km² de novas áreas abertas no período.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima, destacou que os resultados foram afetados pela ocorrência de incêndios florestais “fora da curva”, impulsionados por condições climáticas adversas.

Foto: Divulgação 

Em 2021, a área derrubada na Amazônia alcançou 13.038,00 km2, área superior à soma dos resultados de 2024 e 2025. No ano seguinte, foram desmatados 11.594,00 km2.

Os dados do Inpe também revelam que o desmatamento permanece concentrado em poucos estados da Amazônia Legal, com destaque para o Amazonas, Pará e Mato Grosso. Juntos, eles respondem por mais de 80% de toda a área desmatada registrada em 2025.

  • Pará: 36%
  • Mato Grosso: 27%
  • Amazonas: 17,5%

Especialistas afirmam que o Brasil mantém o compromisso de liderar pelo exemplo nas políticas ambientais, especialmente às vésperas da COP 30. Desde 2022, a Amazônia Legal acumula uma redução de cerca de 50% no desmatamento, refletindo os esforços do governo federal em reforçar ações de fiscalização e recuperação ambiental.

*Com informações observatório do clima

Matérias relacionadas