Zhanna Samsonova, de 39 anos, conhecida como Zhanna D'Art entre seus seguidores nas redes sociais, pode ter morrido devido à desnutrição após tentar viver exclusivamente à base de frutas em sua dieta vegana.
A influenciadora, de nacionalidade russa, relatou anteriormente como passou quatro anos se alimentando apenas de frutas, brotos de sementes de girassol, smoothies e sucos. No entanto, amigos próximos disseram que sua dieta se tornou preocupantemente restritiva nos últimos meses.
Uma amiga próxima comentou: "Há alguns meses, quando estava no Sri Lanka, ela já parecia exausta. Eu morava um andar acima dela e todos os dias temia encontrar seu corpo sem vida de manhã. Eu a convenci a procurar tratamento, mas infelizmente ela não conseguiu se recuperar."
Zhanna morreu em 21 de julho na Malásia, enquanto fazia uma viagem pelo sudeste da Ásia. Segundo relatos, ela havia contraído uma "infecção semelhante à cólera" horas antes de seu voo de retorno.
A causa oficial da morte de Zhanna ainda não foi divulgada.
A influenciadora era uma entusiasta da alimentação vegana crua e afirmava: "Eu como alimentos simples, embora tenha muita experiência como chef de culinária vegana crua. Amo criar minhas próprias receitas e inspirar as pessoas a comerem de forma mais saudável.
"Nos últimos quatro anos, minha dieta foi composta apenas de frutas, brotos de sementes de girassol, smoothies de frutas e sucos. Alcancei esse nível depois de cinco anos em uma dieta vegana completamente crua.
"Vejo meu corpo e mente se transformando a cada dia. Amo a nova versão de mim mesma e nunca volto aos hábitos que costumava ter."
Ela também afirmava aparentar ser mais jovem que seus amigos graças à sua dieta.
Zhanna dizia: "Fico muito triste ao ver a maioria dos meus pares. Devido à comida ruim, eles aparentam ser muito mais velhos do que realmente são."
A família de Zhanna aguarda relatórios médicos e certificados de óbito para obter a causa oficial de sua morte. A triste notícia levanta alerta sobre os perigos de dietas restritivas e extremas sem supervisão adequada.