Matérias
Mundo

Incêndio de grandes proporções causa pelo menos 19 mortes no Chile

O número de óbitos pode continuar a aumentar nas próximas horas

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 04, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Um forte incêndio atinge desde sexta-feira (2) as regiões das cidades chilenas de Valparaíso e Viña del Mar. Milhares de hectares de florestas já foram queimadas e até este último sábado (3) pelo menos 19 mortes foram registradas. O número de óbitos pode continuar a aumentar nas próximas horas. O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de exceção por catástrofe na região de Valparaíso e ainda foi determinado toque de recolher em Viña del Mar.

Até o momento, houve 92 incêndios ativos em todo o país, 29 deles em combate e 40 já controlados, deixando mais de 43 mil hectares afetados.

“O relatório de vítimas mortais é muito provisório”, disse Tohá. “Temos relatos de outros locais onde há indicações de que pode haver mais pessoas mortas, mas não temos confirmação no terreno”, acrescentou.

A ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, rodeada de outras autoridades, informou à imprensa que, entre sexta-feira e sábado, os hectares afetados pelos incêndios passaram de 30 mil para 43 mil. Impulsionados por uma onda de calor recorde, no ano passado os incêndios deixaram cerca de 27 mortos e afetaram mais de 400 mil hectares.

“A área que está atualmente afetada pelos incêndios é muito menor do que no ano passado, mas nesta data o número de hectares afetados deve multiplicar-se muito rapidamente”, explicou.

Bombeiros acompanhados de caminhões e helicópteros lutavam para apagar as chamas em diversas áreas da região de Valparaíso, onde vivem quase 1 milhão de habitantes.

Tohá disse que a maior preocupação das autoridades é que alguns dos incêndios ativos se desenvolvam muito perto de áreas urbanas “com um potencial muito elevado para afetar pessoas, casas e instalações”.

No items found.