As instalações de uma segunda empresa, a Valfilm da Amazônia, de produção, transformação e reciclagem de plásticos, também foram atingidas pelo incêndio de grandes proporções que começou no galpão da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, na zona Leste de Manaus.
Prestes a completar 24h de trabalhos, o fogo teve início por volta das 12h de terça-feira (5/8) e segue intenso nesta quarta-feira (6/8), de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM).

Uma funcionária da Effa Motors, identificada como Leticia Gomes, grávida de dois meses, foi internada com queimaduras no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O Complexo Hospitalar Sul (CHS) confirmou a admissão da paciente por volta das 22h de terça-feira, por meio de nota. O estado de saúde dela é estável.
Segundo o CHS, a funcionária foi socorrida e levada à unidade de saúde antes da chegada dos bombeiros, motivo pelo qual não foi incluída na lista inicial de vítimas divulgada pelo CBMAM. A paciente está em leito de enfermaria, sendo acompanhada por equipe multiprofissional, “consciente, orientada e respondendo bem ao tratamento”.
Detalhes da ocorrência
De acordo com o CBMAM, o incêndio começou por volta das 12h10 de terça-feira (5/8), e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além da fábrica da Effa Motors, onde o fogo teria se iniciado após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção, as chamas se espalharam rapidamente para a Valfilm da Amazônia, devido à presença de materiais inflamáveis, como plásticos industriais, pneus e combustíveis.
A nota ainda pontua que mais de 140 bombeiros atuam no local com apoio de 26 viaturas especializadas, incluindo:
- Auto Bomba Tanque;
- Auto Plataforma;
- Unidade de Resgate;
- uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).
Também está sendo utilizado Líquido Gerador de Espuma (LGE) para reforçar o combate às chamas.