Cidade

Incêndio de grandes proporções atinge segunda fábrica no Distrito Industrial de Manaus

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM), as chamas começaram na Effa Motors e se espalharam para a Valfilm da Amazônia; uma funcionária grávida ficou ferida

Escrito por Redação
6 de agosto de 2025
Fotos: Divulgação/ CBMAM

As instalações de uma segunda empresa, a Valfilm da Amazônia, de produção, transformação e reciclagem de plásticos, também foram atingidas pelo incêndio de grandes proporções que começou no galpão da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, na zona Leste de Manaus.

Prestes a completar 24h de trabalhos, o fogo teve início por volta das 12h de terça-feira (5/8) e segue intenso nesta quarta-feira (6/8), de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM).

Fotos: Divulgação/ CBMAM

Uma funcionária da Effa Motors, identificada como Leticia Gomes, grávida de dois meses, foi internada com queimaduras no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. O Complexo Hospitalar Sul (CHS) confirmou a admissão da paciente por volta das 22h de terça-feira, por meio de nota. O estado de saúde dela é estável.

Segundo o CHS, a funcionária foi socorrida e levada à unidade de saúde antes da chegada dos bombeiros, motivo pelo qual não foi incluída na lista inicial de vítimas divulgada pelo CBMAM. A paciente está em leito de enfermaria, sendo acompanhada por equipe multiprofissional, “consciente, orientada e respondendo bem ao tratamento”.

Detalhes da ocorrência

De acordo com o CBMAM, o incêndio começou por volta das 12h10 de terça-feira (5/8), e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além da fábrica da Effa Motors, onde o fogo teria se iniciado após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção, as chamas se espalharam rapidamente para a Valfilm da Amazônia, devido à presença de materiais inflamáveis, como plásticos industriais, pneus e combustíveis.

A nota ainda pontua que mais de 140 bombeiros atuam no local com apoio de 26 viaturas especializadas, incluindo:

  • Auto Bomba Tanque;
  • Auto Plataforma;
  • Unidade de Resgate;
  • uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

Também está sendo utilizado Líquido Gerador de Espuma (LGE) para reforçar o combate às chamas.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress