Matérias
Cultura e Entretenimento

HQ sobre Ditadura Militar no Brasil chega em março, marcando 60 anos do Golpe

Essa é a primeira vez que o fato é contado através de HQ

Escrito por
Letícia Misna
February 12, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

No próximo mês chega ao Brasil a história em quadrinhos “Chumbo”, que remonta o cenário da Ditadura Militar no país, iniciada em 1964, 60 anos atrás. Essa é a primeira vez que o fato é contado através de HQ.

Lançada originalmente na França em 2023, “Chumbo” é uma obra do franco-brasileiro Matthias Lehmann, sobrinho do escritor e jornalista Roberto Drummond (1933-2002) – em quem a história foi baseada.

Leia Também

A HQ conta a saga de sete décadas de uma família mineira, com ênfase no período que ficou conhecido como “anos de chumbo”.

“No interior de Minas Gerais, o opulento patriarca Oswaldo Wallace dirige suas empresas de mineração com mãos de ferro. Seus dois filhos homens, Severino e Ramires, têm apenas um ano de diferença, mas não possuem nada em comum: Severino, militante de esquerda, tornou-se jornalista e depois escritor, enquanto Ramires apoiou os militares durante a Ditadura”, diz a sinopse.

Crédito: Divulgação

“A relação entre as classes, a emancipação da mulher e a dificuldade de libertar-se de sua condição social pontuam um quadro entrecruzado, rico em empréstimos iconográficos das épocas visitadas, longe dos muitos clichês que acompanham o Brasil”, pontuou o jornal francês Le Monde, em crítica sobre a obra.

“Chumbo” será oficialmente lançada em 20 de março, pela editora Nemo, mas já está disponível para pré-venda clicando aqui.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas