Saúde

Hospitais do Amazonas se destacam entre os melhores do Brasil; revela pesquisa 

As unidades localizadas em Manaus são reconhecidas em levantamento do jornal O Globo por excelência na rede pública de saúde; veja quais

Escrito por Redação
7 de janeiro de 2026
Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Dois hospitais da rede pública estadual do Amazonas, localizados em Manaus, estão entre os melhores hospitais públicos do Brasil que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O reconhecimento consta em um levantamento publicado pelo jornal O Globo, que avaliou unidades hospitalares dos governos federal, estadual e municipal com atendimento 100% pelo SUS.

Entre as unidades que não realizam nenhum tipo de atendimento por operadoras de planos de saúde estão: 

  •  Hospital do Coração Francisca Mendes
  •  Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste

O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização PanAmericana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo a Secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, as ações têm contribuído para a ampliação dos serviços e a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.

“Esse resultado mostra o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde. É um indicador importante e traduz os investimentos pesados que vêm sendo realizados pelo governador Wilson Lima em processos de gestão, em equipamentos e em tecnologia, para modernização do setor, ampliação dos serviços e melhor atendimento ao usuário.” destacou 

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Entenda a pesquisa 

A seleção considerou critérios técnicos estabelecidos pela pesquisa, realizada com base em dados do período de análise entre agosto de 2024 e julho de 2025.

  • Hospitais gerais (adultos ou pediátricos);
  • Hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade;
  • Unidades com mais de 50 leitos;
  • Produção hospitalar registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde.

Para a definição dos selecionados foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.

A partir da lista inicial haverá um refinamento da pesquisa para escolher os 10 melhores hospitais, que serão revelados em maio durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil. 

Para isso, a relação dos 100 indicados será agora ranqueada com base em pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais.

Matérias relacionadas