Um homem foi flagrado descartando entulhos de obras na lixeira da Fundação Doutor Thomás, localizada na zona centro-sul de Manaus. As imagens, enviadas por um leitor do Diário da Capital, mostram um homem em uma camionete de luxo realizando o descarte irregular na lixeira da Fundação.
Em resposta ao Diário da Capital, a assessoria da Fundação Doutor Thomás afirmou que este problema é recorrente. A Fundação já tentou sensibilizar a população sobre o tema, mas as ações não tiveram o efeito desejado.
“Além de um cartaz de aviso ter sido arrancado, o portão da Fundação foi furtado”, relatou a assessoria.
A Fundação Doutor Thomás está aguardando uma reforma que, entre outras melhorias, pretende resolver o problema do descarte irregular de entulhos. Enquanto isso, a Fundação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) sempre que necessário para auxiliar na limpeza.
“A equipe de manutenção da Fundação está sempre acompanhando a situação”, informou a assessoria.
O descarte irregular de resíduos em locais inadequados é um problema ambiental sério que afeta a saúde pública e a qualidade de vida da comunidade. É importante lembrar que o descarte irregular é crime, conforme a Lei Federal n° 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.