Matérias
Mundo

Histórico: Vaticano permite que padres administrem bênçãos a casais do mesmo sexo

A medida, detalhada em um documento, destaca que as bênçãos não equivalem a um casamento

Escrito por
Thiago Freire
December 18, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Em uma decisão histórica, o Vaticano, por meio de uma aprovação do Papa Francisco, anunciou que padres católicos estão autorizados a administrar bênçãos a casais do mesmo sexo. O documento, intitulado "Sobre o significado pastoral das bênçãos", especifica que essas bênçãos não são equivalentes a casamentos, mas representam um sinal de acolhimento divino a todos, sem legitimar situações irregulares.

O texto destaca que os sacerdotes devem avaliar cada caso individualmente e não devem proibir a aproximação da Igreja a pessoas que buscam a ajuda de Deus por meio de uma bênção simples. Essa decisão marca uma mudança significativa na postura da Igreja Católica em relação à comunidade LGBTQIA+.

O documento, divulgado nesta segunda-feira (18), detalha situações específicas em uma seção de 11 páginas intitulada "Bênçãos de casais em situações irregulares e de casais do mesmo sexo". O Papa Francisco já havia indicado, em outubro deste ano, que uma mudança oficial estava em processo, respondendo a perguntas feitas por cardeais conservadores.

A Igreja reitera seu ensinamento de que a atração pelo mesmo sexo não é considerada pecaminosa, mas os atos homossexuais são. Desde sua nomeação em 2013, o Papa Francisco tem buscado tornar a Igreja mais acolhedora às pessoas LGBTQIA+ sem alterar a doutrina moral da instituição.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas